A Paróquia de Santo Antônio de Caraguatatuba será elevada à Santuário Diocesano no próximo dia 13 de junho, Dia do Padroeiro da cidade. O Ato Cívico marca o início da Celebração às 8h, seguido de uma Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos Chacorowski, concelebrada pelo Pároco Reitor, Padre Beto, com a presença de autoridades eclesiais e civis. Além da Elevação, a cerimônia contará com a dedicação da Igreja e do altar.
Será nesta data, também, que o público poderá conferir o resultado das obras de adequação da Igreja, como a cúpula, símbolo que conecta o fiel a Deus e o altar-mor, que foi adaptado com uma rampa de acesso e um novo Relicário para expor de forma permanente a Relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas. Estará de volta à cidade ainda, a imagem secular de Santo Antônio, totalmente restaurada, com resgate de suas características originais. À noite, na Missa e Procissão em honra ao Padroeiro, está programada também a inauguração da iluminação da Cúpula.
Ainda conforme informa Padre Beto, o tema da Festa, “O Santuário é a memória eficaz da obra de Deus, o sinal visível que proclama a todas as gerações, quão grande Ele é no amor e testemunha como foi Ele que nos amou primeiro” (1João 4,19), visa despertar na comunidade o interesse ao valor religioso de um local sacro, destinado a oração, religiosidade e num futuro próximo, indulgências plenárias (remissão total ou parcial da pena temporal devida para a justiça de Deus pelos pecados perdoados ou mal causado, possibilitando ao pecador que cumpra sua dívida durante sua vida na terra).
400 anos de História
De acordo com informações levantadas em Livros Tombos Paroquiais, a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba começou a se formar nos idos de 1600. Também nesta época, uma epidemia, provavelmente de varíola, dizimou boa parte dos moradores. Desanimado, o restante do povo mudou-se para Ubatuba, levando consigo o Cartório e lá elevaram uma nova Freguesia.
Alguns anos depois, estabeleceram-se novamente na região e pela Lei Provincial nº. 18 de 16 de março de 1847, a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba foi reconhecida Freguesia, pertencendo ao Termo de São Sebastião. Por outra Lei Provincial nº. 30 de 20 de abril de 1857, foi elevada à categoria de Município, “distando quatro léguas de São Sebastião, e oito léguas de Ubatuba”.
No dia 18 de março de 1967, um sábado, a cidade de Caraguatatuba foi atingida por uma tromba d’água. A chuva insistente que caía sobre a cidade há vários dias, provocou desmoronamento. Pedras, lama, terra, árvores desceram das encostas da serra em direção à cidade. As ruas do centro transformaram-se em rios de lama. A água levou tudo que encontrou pela frente. Oficialmente foram 400 mortos, mas certamente mais de duas mil pessoas tiveram a vida ceifada na tragédia. Entre os poucos prédios que ficaram em pé, estava a Igreja Matriz, que recebeu os sobreviventes. O episódio também foi determinante para a criação da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Desde a sua instalação, a Igreja Matriz Santo Antônio de Caraguatatuba teve um forte envolvimento participativo direto na construção e história da cidade, como na criação do Cemitério Municipal, Santa Casa de Misericórdia “Casa de Saúde Stella Maris”, Asilo Vila Vicentina, Fórum, Asilo Santo Antônio (hoje Pró+Vida) e na construção de muitas Capelas. Após a Catástrofe de 67, com a reconstrução do município, a Igreja Católica também cresceu junto à sua gente. Como mãe, a Paróquia Santo Antônio gerou as Paróquias São João Batista em 1983, no Bairro Poiares e Igreja Divino Espírito Santo, elevada à Catedral, com a criação da Diocese de Caraguatatuba em 1º de maio de 1999. Mais informações (12) 3883.6688 ou imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br.
Festa do Padroeiro
Começa no próximo dia 30 de maio, às 19h30, com a cerimônia de Levantamento do Mastro de Santo Antônio, A 166ª Festa Social do Padroeiro de Caraguatatuba. Além das atrações já tradicionais, como a Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, Casamento Comunitário e Festa Social, esta edição será marcada pela elevação da Paróquia a Santuário Diocesano, o primeiro do Litoral Norte. A cerimônia de Elevação será realizada no dia do santo, 13 de junho.
A Trezena em louvor ao Padroeiro começa dia 31 de maio e segue até o dia 12 de junho, com participação de sacerdotes convidados. As Celebrações iniciam às 19h30 de segunda a sábado e às 20h aos domingos. Outra novidade é que os devotos poderão conhecer um pouco mais da história de Santo Antônio e rezar o terço votivo ao Padroeiro antes de começar a Trezena. Também serão distribuídos os pães de Santo Antônio. De acordo com Padre Carlos Alberto da Silva (Padre Beto), Pároco e futuro Reitor do Santuário, a estimativa é que sejam ofertadas mais de 17 mil unidades, 10 mil só na Missa e Procissão do Padroeiro, na noite do dia 13.
A programação da 166ª Festa de Santo Antônio contará também com a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, agendada para o dia 9 de junho, com saída da Igreja Matriz às 8h e Missa Campal no Morro às 10h. Ao término, Padre Beto deve pular de paraglider com a imagem peregrina do Padroeiro, para abençoar a cidade do alto.
Outro evento muito esperado é o Casamento Comunitário, no dia 15/6, às 11h, com o disputado Bolo de Santo Antônio e as medalhinhas colocadas em meio ao recheio. De acordo com a tradição, quem acha o pedaço do bolo “premiado”, tem sua graça alcançada. O Show de Prêmios segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, com quermesse, diversos quitutes, entre eles o já conhecido bolinho caipira e muitos prêmios, como um carro e duas motocicletas zero km e R$13 mil em dinheiro.
As celebrações de Corpus Christi, que este ano será comemorado em 20 de junho, também estão na Programação da Festa, com a montagem dos tapetes a partir das 6h e a Santa Missa e Procissão às 17h. A 166ª Festa de Santo Antônio conta com diversos patrocinadores, apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A Paróquia fica na Praça Cândido Mota, 35, Centro.
166ª Festa de Santo Antônio – Padroeiro de Caraguatatuba
Levantamento do Mastro de Santo Antônio
30/5 às 19h30
Programação Trezena Litúrgica
(segunda-feira a sábado 19h30/Domingos 20h)
31/5 – Pe. Mateus Almeida – Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda – Ilhabela
1º/6 – Pe. Eduardo Toledo – Paróquia Santo Antônio – Caraguatatuba
2/6 – Pe. Douglas Machado – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – São Sebastião
3/6 – Pe. Cláudio Rodrigues– Paróquia Santa Terezinha – Caraguatatuba
4/6 – Frei Wilmar Ortiz, OFM conv – Paróquia Exaltação da Santa Cruz – Ubatuba
5/6 – Pe. Marcelo Thurmann – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Ubatuba
6/6 – Dom Antônio Carlos Altieri – Arcebispo Emérito de Passo Fundo – RS
7/6 – Pe. João Marcos da Silva – Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ubatuba
8/6 – Pe. Vladimir Coelho – Paróquia Nossa Senhora da Visitação – Caraguatatuba
9/6 – Pe. André Beghini – Paróquia Nossa Senhora Aparecida
10/6 – Pe. Elimar de Azevedo – Paróquia São Sebastião – São Sebastião
11/6 – Pe. Antônio Maria Chagas – Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Ubatuba
12/6 – Pe. Marcos Vinícius Rosa – Paróquia São Sebastião – Diocese de Votuporanga (SP)
9/6 – Caminhada Penitencial
8h – Saída da Igreja Matriz
10h – Missa Campal – Morro Santo Antônio
13/6 – Dia do Padroeiro
8h – Ato Cívico
9h – Santa Missa de Elevação – Dedicação da Igreja e do Altar
18h – Santa Missa e Procissão em honra ao Padroeiro – (Pães e Bolo de Santo Antônio)
15/6 – Casamento Comunitário
11h – Após a Celebração – Bolo de Santo Antônio
20 de junho – Corpus Christi
6h – Enfeites de Rua
17h – Santa Missa e Procissão
Festa Social – 31/5 a 30/6, quinta-feira a domingo, após as Celebrações da Trezena e Santas Missas. Show de Prêmios, Quermesse e quitutes.