A Prefeitura de Caraguatatuba participará de um simulado operacional no dia 30 de maio (quinta-feira), na estrada que dá acesso à UTGCA-Unidade de Tratamento de Gás – Gasmex (Gás Mexilhão), no Pontal Santamarina, região Sul da cidade.
Será realizada a simulação de um acidente em que uma pessoa, com uma retroescavadeira, danificará um dos dutos que passam pelo local. A região é cortada por uma faixa de dutos que transportam gás natural e gasolina bruta (C5+). O acidente simulado causará a explosão do duto, causando uma vítima.
Com a situação de emergência, serão acionados a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção ao Cidadão da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Juliana Cunha Carvalho de Macedo, o objetivo do simulado é de fazer uma avaliação do tempo de resposta de cada uma das equipes acionadas pelo chamado. Ela explica ainda que o simulado serve para que os procedimentos de emergência sejam avaliados.
O simulado está previsto no processo Apell que visa preparar comunidades de área industrial para situações de emergência. Processo Apell é uma parceria da Prefeitura de Caraguatatuba e UTGCA em que a gestão do Prefeito Aguilar Junior procura dar todo o suporte necessário para as ações que envolvem o Apell e a UTGCA
A previsão é de que toda a operação leve cerca de 40 minutos à 1 hora de duração.