Ministrado pelo Senai, o curso de Padeiro ofertado pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba desde o dia 14 de maio, iniciou nesta semana as aulas práticas com a confecção de 14 tipos de pães.
Os 15 alunos já produziram pães de forma, de cerveja, de alho, de banha, de cachorro quente, de hambúrguer, de leite, de ciabatta, entre outros. Também aprenderam sobre planejamento, produção, organização de estoque, controle de vencimento e criação de relatório pós-produção. O curso encerra no dia 12 de junho.
A instrutora do Senai – Campinas, Simone Campos dos Santos, conta que ao término de cada aula é feita uma discussão em grupo para apontarem os erros e acertos. “O objetivo é deixá-los no ritmo de trabalho de uma padaria e aos poucos irem trabalhando sozinhos na cozinha”, disse.
Aos 60 anos de idade, Sidney Massao Aramaki, já pensa no futuro investimento. Ele quer vender pães especiais, uma área pouco explorada na cidade. “Quero fabricar pães rústicos, destinados às pessoas com diabetes, por exemplo. Produtos com baixo índice glicêmico, ou para alérgicos e intolerantes a algum alimento e por aí vai. Vou sair do convencional”, explicou.
Emocionada, a cheff de cozinha, Renata Gein, de 31 anos, atua há sete anos na área de gastronomia. Segundo ela, já buscava um curso profissionalizante para aperfeiçoar conhecimento, porém não tinha condições financeiras de pagar.
“Os cursos que encontrei com um custo benefício melhor, eram no mínimo R$ 7 mil. Quando soube desta oportunidade gratuita, chorei de emoção, pois era a realização de um sonho e melhor, ofertado gratuitamente. Estou me dedicando a cada detalhe, para ser a melhor no que eu faço. Sou muito grata pela oportunidade”, relatou Renata.
Ainda no mês de junho, serão abertas inscrições para oficina de Bolos e Pães Naturais e Integrais. As inscrições sempre são anunciadas por meio do site e facebook da Prefeitura de Caraguatatuba ou do Fundo Social: https://tinyurl.com/y4pvu4bx.
Serviço – Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba: Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, telefone: 3897-5656.