Pela primeira vez foi realizado nesta quinta-feira (06/06), o curso de Hortas Caseiras e Temperos, no Banco de Alimentos Municipal. Promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), a atividade faz parte da programação especial da Semana do Meio Ambiente.
Com o objetivo de fornecer aos interessados técnicas para o plantio de hortaliças em casa, o curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Gilberto Figueiredo, juntamente com a técnica em Agropecuária, Cláudia Cristina Alves, do departamento de Agricultura e Pesca da Smaap.
Cerca de 25 participantes estiveram presentes e aprenderam sobre diversos procedimentos como locais adequados para o plantio, preparo da terra e seus benefícios. Cláudia comentou que as hortaliças podem ser plantadas em vários lugares acessíveis como copos plásticos, garrafas PET’s, embalagens de ovo ou nos vasos, que são comumente utilizados.
“Tudo o que a gente come tem um significado em termos de nutrição. Com as hortaliças não é diferente. Elas têm vitaminas, proteínas, ácidos graxos e uma série de coisas” finalizou Gilberto.
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba tem o intuito de combater a fome, valorizar a agricultura familiar e realizar atividades de educação nutricional no município, possuindo parceria com supermercados e pequenos agricultores para receber doações, principalmente de hortifruti, que são selecionadas e encaminhadas para entidades sociais do município.
Os interessados em fazer doações podem procurar a equipe do Banco de Alimentos para firmar parceria, por meio de contratos, assegurando receptor e doador. Mais informações pelo telefone (12) 3887-3551; e-mail bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br ou na sede à Avenida Ministro Dílson Funaro, nº 287, bairro Jardim Britânia.