Nesta sexta-feira (07/06), o Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba recebeu um reforço no trabalho de apoio ao aleitamento materno no município. O Rotary Club Caraguatatuba Poiares doou à unidade 100 potes de vidro incolor de boca larga e com tampa plástica de 200 ml. São estas as características de potes que salvam vidas e, semanalmente, têm guardado o leite que é doado aos bebês recém-nascidos na Casa de Saúde Stella Maris.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, recebeu o presidente do Rotary Club Caraguatatuba Poiares, Dante Bachi Junior e sua equipe, na Secretaria de Saúde, para a cerimônia de doação e agradeceu o gesto de carinho e apoio às ações do BLH.
“A parceria entre o poder público e entidades do município como o Rotary Clube Caraguatatuba Poiares, é de extrema importância para nós. Ainda mais agora que existe um projeto permanente dentro do clube para doação destes frascos personalizados ao Banco de Leite Humano, graduado com as medidas para facilitar às mães doadoras. Esta é uma iniciativa muito bem vinda pelo prefeito Aguilar Junior, pois faz parte da gestão humanizada proposta neste momento”, afirmou.
A coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), responsável pelo Banco de Leite Humano, afirma que existem 80 doadoras cadastradas. “Em um ano de Banco de Leite, nós já coletamos 57 litros em doação, que foram distribuídos à Casa de Saúde Stella Maris e a pacientes de UBSs que precisaram. A doação de hoje foi de extrema relevância na divulgação deste trabalho que é finalizado na pasteurizaçãodeste leite, fundamental para salvar vidas”, afirma.
O presidente do Rotary Club Caraguatatuba Poiares, Dante Bachi Junior, destaca que o grupo tem um grande interesse em apoiar e continuar apoiando as ações do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba. “Hoje fizemos a segunda entrega dos frascos para o armazenamento do leite materno, completando duzentas unidades. Este é um projeto prioritário para o Rotary Club de Caraguatatuba Poiares. Obrigado”, ressaltou.
Doações
O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba aceita constantemente doações de potes de vidro com tampa de plástico para armazenamento do leite recebido.
Além disso, mulheres em período lactacional (nutrizes), interessadas em doar leite materno, podem entrar em contato diretamente com o Ceami e BLH para agendar entrevista. Logo após contato, as candidatas à doação passarão por triagem para garantir a segurança da saúde da criança. Após análise e aprovação, a mãe doadora receberá frascos esterilizados para armazenamento do leite e informações sobre a devida forma de coleta.
Como preparar o frasco para armazenar o leite materno?
– Escolha um frasco de vidro incolor de boca larga e com tampa plástica;
– Retire todos os rótulos, inclusive os papéis da tampa;
– Lave bem o frasco com água e sabão e depois ferva a tampa e o frasco por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
– Escorra o vidro e a tampa sobre um pano limpo até secarem;
– Depois de secos, feche bem o frasco;
– Identifique o frasco de vidro com seu nome, a data e a hora da coleta.
Serviço:
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba
Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, n. 2135 – Sumaré
Prédio do Pró-Vida
Telefone: 3897-3510