Os alunos do Projeto Garoçá, crianças entre 6 e 12 anos, realizaram caminhada ecológica pelas ruas da Costa Norte do município na manhã desta terça-feira (25).
A ação, que contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, teve a participação também do Instituto Supereco, e agentes da Guarda Mirim.
A coordenadora de atividades, Luciana Gallani, explicou que esta é a segunda vez que os alunos promovem a caminhada. “Começamos no ano passado com a ideia de mobilizar a população para o meio ambiente”, comentou.
Durante o percurso, nos bairros do Jaraguá e Canto do Mar, a população era despertada ao tema ambiental através de gritos de guerra dos alunos, e material que era distribuído para os moradores como panfletos e “porta bituqueiras”. Os motoristas também receberam embalagens para descarte de lixo em seus veículos.
Além das crianças, alguns idosos e adolescentes atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da região, também participaram da caminhada, que culminou no plantio de árvore frutífera na sede do Projeto Garoçá.
A professora de Apoio Pedagógico e Meio Ambiente, Fabiana Medeiros, contou que a iniciativa vem da urgência de engajamento dos moradores em questões ambientais e de preservação.
“A caminhada surgiu da necessidade de conscientização”, ressaltou.
Garoçá – Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular o brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais, a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.
O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.