Crédito: Luciano Vieira | PMSS
A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião, que zela diariamente pela segurança da população, recebeu da prefeitura dois jogos de novos uniformes, que não eram substituídos há 11 anos.
Cada kit consiste em bota, cobertura (boné), kaqueta, calça, coldre, gandola (camisa), cinto, cinturão.
“Alguns guardas estavam usando calças rasgadas, casacos desbotados. Agora está tudo em ordem”, disse o comandante da GCM de São Sebastião, Mauro Morando.
O novo uniforme é totalmente diferente do antigo, com outro escudo. “Pela primeira vez conseguimos ter um pouco mais em estoque”, informou Morando.
A Guarda Civil Municipal foi instituída em 13 de junho de 2008, e hoje conta com 57 guardas. No início da atual gestão de governo, foi criada a Patrulha Maria da Penha, que oferece proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, e os coletes balísticos, que estavam todos vencidos, foram substituídos.
No ano passado, a corporação passou a contar com a incorporação do Risco Atividade e a chamada Folga Flagrante, solicitações antigas do efetivo. Um drone também foi adquirido para auxiliar no monitoramento da orla das praias e atingir com mais eficácia as operações de posturas e ocorrências policiais.
No final do ano passado, pensando em qualificar ainda mais o serviço de segurança pública prestado no município, a Guarda Civil Municipal de São Sebastião criou um grupamento especial, conhecido entre as guardas municipais como ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, que conta com 10 agentes treinados e capacitados para atuarem em missões específicas de policiamento. Para esse grupo, foram adquiridas 06 espingardas calibre 12.