A Prefeitura de São Sebastião inaugurou hoje (27) o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I, localizado no bairro da Topolândia, Região Central da cidade.
O prefeito Felipe Augusto, acompanhado por secretários e vereadores, prestigiou a abertura do novo espaço, que é fruto do Programa “Saúde em Ação”, uma parceria inédita do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa ampliar e modernizar a Rede Municipal de Saúde em São Sebastião.
“Hoje estamos ganhando uma nova unidade toda estruturada para um atendimento de qualidade. O CAPS I, embora esteja localizado na Topolândia, irá atender a todo o município”, disse o secretário de Saúde, Wilmar Ribeiro do Prado.
O investimento da obra foi de R$ 2.525.000,00 milhões. Desse total, também estão inclusos os móveis e demais equipamentos do Centro.
Na nova instalação, as equipes realizarão atividades terapêuticas como oficinas de artesanatos que fazem parte e são de suma importância na evolução do tratamento dos pacientes.
Atualmente são atendidos, em média, 1.100 pacientes/mês e, com o novo empreendimento, estima-se um aumento deste número e a melhora na qualidade dos tratamentos dos pacientes do município.
Segundo Prado, a nova unidade é ampla, moderna, adequada de acordo com as normas técnicas, e vai fazer com que o número de atendimento dobre, além de melhorar a qualidade do atendimento psicossocial, como terapia especializada e em grupo, os atendimentos multidisciplinares, consultas psiquiatras, terapia ocupacional, a dispensação de medicamentos para os pacientes, então será uma melhora praticamente de 100%.
O coordenador do Programa “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli, também prestigiou a inauguração. “Hoje é um dia de muita satisfação. É uma alegria poder entregar uma nova unidade que fizemos com muito carinho. Reconheço e admiro o esforço do prefeito para a viabilização dessa reconstrução”, disse ele, que agradeceu pela acolhida calorosa. “Desejo que trabalhos maravilhosos sejam feitos aqui. Parabéns ao trabalho que vem sendo feito”.
O prefeito agradeceu também ao BID, que permite que políticas públicas sejam realizadas com qualidade. “O CAPS é um exemplo disso. Obrigado ao governo João Dória, parceiro do nosso município e do Litoral Norte. Bem-vindos à modernidade”.