Na tarde desta quarta-feira foi realizada a primeira sessão da terceira legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara. Todas as proposituras da pauta foram aprovadas por unanimidade.
A Jovem Vereadora Lais Pereira Cury apresentou a moção de congratulação 01/19, em que a Câmara Jovem Caraguatatubense congratula-se com a ONG Anjo de Patas, pelos relevantes serviços prestados no município.
Eyxla Lorrane Oliveira da Silva teve aprovado o requerimento 01/19, de sua autoria, que requer informações do Executivo Municipal visando melhorias na acessibilidade em prédios públicos do município.
O requerimento 02/19, de Thais Emanuelle Durães, que requer informações do Executivo Municipal visando melhorias na segurança pública, também teve o apoio de todos os Jovens Parlamentares.
Por fim, foi aprovado o projeto de lei 01/19, da Jovem Vereadora Rebecca Pedroso Cunha, que dispõe sobre a comemoração da semana da cultura caiçara nas escolas municipais do município.
Todas as proposituras que passam pelo plenário durante o programa são encaminhadas ao Prefeito Municipal como sugestão.
No início da sessão, foi lido um trecho da bíblia pela primeira secretária da mesa. Os Jovens Vereadores cantaram o hino nacional e o do município, seguindo o rito de uma sessão ordinária.
A tribuna foi usada pelos estudantes, entre Jovens Parlamentares titulares e suplentes. Foi abordado temas como: meio ambiente, ciclovia, incentivo a cultura, bullying, entre outros.
O programa tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar. A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.
As sessões da Câmara Jovem podem ser assistidas no site da Câmara Municipal, na sessão de vídeos e no facebook oficial.