Oficinas de culinária, artes, dança e informática movimentam a “Semana do Vovô e da Vovó”, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) até a próxima sexta-feira (19/07).
#PraCegoVer: duas idosas andando e atrás delas duas meninas andam de mãos dadas;
As atividades têm objetivo de transmitir aos netinhos um pouco da rotina dos avós, mostrando o dia a dia, histórias, costumes e principalmente as dificuldades da pessoa idosa.
“Queremos que eles entendam e valorizem o porquê de certas necessidades e passem a ter um olhar mais paciente com seus velhinhos”, contou a monitora Fernanda Barbosa.
Na quinta-feira (18/07), às 15h, será realizada uma Gincana Sensorial, onde as crianças participarão de provas comuns, mas com acréscimo de alguma dificuldade, utilizando cadeira de rodas, óculos embaçado, ouvido tapado, entre outros obstáculos, sempre com foco na valorização do vovô e da vovó.
#PraCegoVer: idoso segura uma lata pintada de rosa e azul, enquanto duas meninas o auxiliam a transformá-la em um brinquedo;
Para encerrar a semana de atividades, na sexta-feira (19/07), das 8h30 às 10h30, os idosos poderão levar os netos para participar de exercícios no Programa Praia Acessível no Centro. Danças e caminhada integram a programação.
Geovana, de sete anos, mora em São Paulo e sempre passa as férias escolares em Caraguatatuba com o avô. “Estou adorando esta nova experiência, passo o dia com meu vô e ainda conheço outras crianças e brincadeiras. Amei o local, queria morar aqui!”, disse rindo.
O avô Rubens, frequentador assíduo do Ciapi, contou que poder agregar sua rotina com a neta foi a melhor experiência que já teve. “Este espaço me faz muito bem e unir com este projeto ficou perfeito. Estar perto da minha família e realizar minhas atividades mostra que é possível sim, se divertir e ser feliz na melhor idade”, disse.
Quem quiser participar é só entrar em contato com o Ciapi, no telefone (12) 3886-3131.
Serviço: Ciapi – Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira (próximo à Rodoviária)