Caraguatatuba deu mais um passo rumo aos jogos internacionais da modalidade de rollerski. Neste final de semana (25 a 28/07), foi realizada a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2019, no Parque Ecoesportivo Damha, no município de São Carlos/SP.
Com a participação de quatro atletas, sendo três com deficiência (ACD), os esportistas alcançaram sete medalhas de ouro, melhorando sua participação em comparação à primeira etapa, realizada no mês de março.
O destaque foi para a atleta olímpica Bruna Moura que também é técnica do paralímpico standing (em pé), que obteve ouro nas quatro provas da etapa, válida pelo ranking mundial. Bruna foi campeã das provas Sprint Freestyle 1.4 km; Sprint Clássico 1.4 km; Distance Freestyle 5 km e Distance Clássico 5.3 km.
Bruna já é penta campeã do Circuito e busca o hexacampeonato agora em 2019, sendo que está invencível desde 2015. A atleta já foi para inúmeras competições sul-americanas, e teve sua primeira experiência internacional, no Campeonato Mundial Júnior na Bielorrússia, em 2014. “Meu grande sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas de Inverno de 2022, em Pequim”, destacou a atleta.
As vitórias não param por aí. Na categoria atleta com deficiência foram três medalhas de ouro. William Aleixo foi campeão da prova Sprint Freestyle 1.4 km; Lucas Lorena Guida, campeão no Distance Freestyle 7.5 km; e Josiane Nowacki, campeã na prova Sit Distance 5 km.
O treinador da equipe, Rodrigo Brandt, destaca o Circuito importantíssimo na carreira dos atletas. “Os campeões das etapas ao longo do ano representarão o Brasil nas provas internacionais realizadas na neve. O Brasil é o único local do mundo onde as seletivas acontecem no asfalto”, disse.
Os atletas representam Caraguatatuba por meio do departamento de esportes adaptados da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. “Quem quiser conhecer o trabalho com esportes adaptados, basta procurar a secretaria, que serão muito bem vindos”, destacou o diretor do departamento, Marcio Prado.
O circuito é dividido em quatro etapas, que somam pontuações de acordo com a colocação do atleta no final do ano, sendo que o menor ponto é descartado. Nesta edição, reuniu 80 atletas de diversas categorias de idade, dentre eles, atletas internacionais. A terceira etapa será no mês de outubro.
O Rollerski – “esqui de rodinhas”, é uma modalidade esportiva adaptada para o asfalto, sendo utilizado para o treinamento de esportistas e possibilita simular o esporte, inclusive, com adaptações para tornar possível a prática por alunos com algum tipo de deficiência.
O esporte foi implantado em Caraguatatuba, em janeiro de 2019, sendo a única cidade do Litoral Norte de São Paulo e Vale do Paraíba a oferecer um núcleo da modalidade esportiva. As cidades de São Paulo, Jundiaí, São Carlos e Santos já oferecem a prática, com atletas que competem a nível mundial.
A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação está localizada na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2200.