Campeão mundial de jiu-jitsu visita prefeito Felipe Augusto

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, recebeu hoje (2), em seu gabinete, a visita do atleta sebastianense Rafael Silveira Teodoro, 18 anos, que garantiu no mês passado o título Mundial de Jiu-Jitsu 2019, na categoria peso leve, em competição disputada em Long Beach, Califórnia (EUA).

Na competição, organizada pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) – a maior confederação internacional de jiu-jitsu no mundo –, o atleta lutou seis vezes e conseguiu executar a finalização em todas, sagrando-se campeão mundial.

Rafael é um dos 55 atletas beneficiados com o Programa Bolsa Atleta, por meio do Fundo de Incentivo ao Esporte, oficializado pela Prefeitura Municipal no início deste ano.

O atleta – que é faixa roxa – começou a treinar aos seis anos de idade, influenciado pelo pai, Rodney Cozendey, e também incentivado por sua mãe, Regiane Silveira Teodoro.

“O prefeito nos chamou e perguntou sobre os próximos campeonatos. O próximo é o Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono, em dezembro, nos Estados Unidos, e a prefeitura irá apoiar”, contou a mãe do atleta.

“O esporte como um todo tira o jovem de várias situações. No jiu-jitsu é preciso ter foco, dedicação e muita disciplina. Existem as lutas dentro do tatame, mas há outras fora dele também. É necessário ter muita dedicação, sentir a ausência da família, as lesões e rotina intensa de treinos, é muita dedicação por um sonho, um ideal, mas vale a pena”, acrescentou Regiane.

Além de campeão mundial, Rafael foi três vezes campeão europeu, cinco vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão pan-americano, e terceiro colocado no Abu Dhabi Grand Slam.

Desde os 14 anos, o atleta treina de segunda a sexta-feira em São José dos Campos, na equipe Calasans Camargo. “Nos finais de semana eu venho visitar meus pais quando não estou competindo”, disse Rafael.

Compartilhar

Arquivos