Durante todo o mês de julho, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, percorreu bairros do município para coletar larvas, com foco na análise da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). O resultado obtido foi 0.8, índice satisfatório segundo o Ministério da Saúde.
O trabalho é feito por recomendação do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).
O coordenador do CCZ, Ricardo Fernandes, explica que o resultado foi alcançado como consequência de todo o trabalho de prevenção feito durante o ano. “O trabalho foi feito para que possamos prever o que o município irá vivenciar em termos de infestação no próximo semestre. Possivelmente, este resultado foi em função das poucas chuvas, do frio e da redução do número de casos positivos semanalmente”, avalia.
A intensidade do número de casos novos vem sendo reduzida, mas a vistoria semanal, com a devida atenção em latas, lonas, piscinas e objetos que possam vir a acumular água continua sendo recomendável.
“Este é um momento muito importante em que cada morador, comerciante e responsável por locais públicos precisa promover vistorias em seu ambiente de trabalho e em suas próprias casas. O combate aos criadouros do Aedess aegypti não pode parar”, informou.