Moradores da região Sul de Caraguatatuba que ainda não fizeram a identificação biométrica podem cadastrá-la das 8h às 17h, Centro de Referência de Assistência Social “Maria Luiza Bourabeby” (CRAS Sul), no Porto Novo. Parte da equipe do Cartório Eleitoral permanece no prédio realizando a biometria do público até o dia 31 de julho. Os moradores precisam trazer o documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).
Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte ou CPF, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, participar de concorrência pública (licitações), renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, conseguir empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais, receber salário (em caso de servidor público) e impedido de praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.
A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.
Atualmente Caraguatatuba possui 92.841 eleitores. Até o momento, 64.792 (69,79% do eleitorado) pessoas com idade para votar fizeram o cadastro biométrico.
O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398. O CRAS Sul está localizado na Av. José Herculano, 6.900 – Porto Novo e o telefone é o (12) 3885-2350.