Foi encerrado na manhã desta quinta-feira (25/07) o projeto Bola Bacana, realizado na EMEF Masako Sone, no bairro Pegorelli, região Sul de Caraguatatuba.
Com um ano de duração (julho/18 a julho/19), o projeto beneficiou cerca de 80 crianças de 8 a 10 anos, matriculadas na escola pública municipal, oferecendo atividades esportivas nas modalidades Futsal e Vôlei.
Com as aulas semanais e no contra turno escolar, o projeto tem como principal objetivo melhorar a autoestima e o comportamento dos alunos, dentro e fora da sala de aula.
Proposta
Desenvolver atividades com crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social e ficam ainda mais expostas a riscos quando há tempo ocioso. Em busca de diminuir a incidência de fracasso ou abando escolar, o Projeto Bola Bacana atua resgatando a autoestima e mostrando diferentes caminhos possíveis para a transformação de sua realidade.
Histórico do Projeto
A Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) é uma associação civil, sem fins lucrativos ou econômicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, que tem mais de 20 anos de existência – a data de sua constituição é 28 de março de 1996.
As atividades da entidade começaram, ainda na década de 90, com o projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”, que oferecia a prática esportiva de forma gratuita, além do acompanhamento escolar.
Com o passar dos anos, outros nomes fizeram sucesso junto a APEC, como o “Bom de Nota, Bom de Dança”, uma adaptação que trocou o esporte por ritmos como Ballet e Capoeira, o “Bola Bacana”, o “Futebol de Rua”, “SuperAção” e o “Passe o Livro”.
As ações contemplam esporte, cultura e saúde, têm como objetivo promover a transformação social por meio das ferramentas apresentadas, ensinadas e adquiridas com os projetos.