#PraCegoVer: Funcionária veste jaleco e usa máscara para higienizar um documento antigo com um pincel (Foto: JC Curtis/Fundacc)
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) recebe na quarta-feira (10/06) a transferência de mais uma remessa de documentos do Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara – Arquivo Geral e Administrativo da Prefeitura Municipal – para o Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros – o Arquivo Histórico e Permanente de Caraguatatuba.
Dentre as documentações transferidas estão portarias de 1045 a 1972 referentes ao Recursos Humanos (RH), que contam um pouco da história administrativa municipal; clipping do início dos anos 2000, referentes à Urbanização da cidade, Turismo e Saneamento Básico; documentos textuais com dados sobre a Educação, desenvolvimento dos bairros e outros documentos que recontam o passado da cidade em vários aspectos, além de fotografias sobre urbanização e saneamento.
Ainda dentre os documentos, há registro de figuras importantes na cidade como o ex-prefeito Altamir Tibiriçá, admitido na prefeitura em 1937, e do funcionário público, patrono do Arquivo Geral e Administrativo da Prefeitura, José Lúcio de Alcântara, com portaria assinada em 1945.
Os documentos serão higienizados, catalogados com termo de transferência, seguindo os prazos e normas da Tabela de Temporalidade Documental – um instrumento criado por lei para o conhecimento do tempo de vida, restrições e destinação final de todos os documentos públicos municipais.
O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros fica à Rua Santa Cruz, 396, Centro (1º andar) e tem horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h30 às 18h