A Prefeitura de Caraguatatuba, em uma parceria com a distribuidora de energia elétrica EDP São Paulo, iniciou nesta segunda-feira (19/08), mais uma oportunidade de qualificação profissional, por meio do curso de eletricista de redes, ministrado pelo Senai.
As inscrições foram realizadas no mês de julho e contou com 1053 inscritos. Destes, 16 foram selecionados pela EDP para realizar o curso. O treinamento tem carga horária de 540 horas e será realizado em uma sala no Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves” (Cemug).
Segundo a analista de gestão de pessoas e responsável pelo programa na EDP, Vânia Barbosa, é a segunda vez que a escola de eletricistas forma pessoas no município e pela primeira vez, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba. “Sem dúvidas essa união só agregou no desempenho do curso. Estamos muito satisfeitos”, disse.
A Prefeitura juntamente com o Fundo Social de Solidariedade organizaram o espaço para o treinamento e toda estrutura física com a instalação dos postes de rede e residências dentro do Cemug, para realização das aulas práticas.
O diretor executivo da EDP, Marcio Jardim, destacou que a parceria só agregou no bom desenvolvimento do curso. “Tivemos uma ótima visibilidade desde o início das inscrições e toda colaboração com instalação das estruturas”. Ele ainda reforçou aos alunos: “Tenho certeza que será uma excelente qualificação. Dediquem-se, pois os alunos dedicados são aproveitados no nosso banco de dados”, disse.
O prefeito Aguilar Junior também esteve presente na aula inaugural e ressaltou que os formados sairão aptos para atuar em todo litoral, seja dentro ou fora da EDP. “É um curso renomado e espero encontrar todos no dia da formatura. É uma oportunidade para gerar renda às famílias. Agarrem esta oportunidade”, disse aos alunos.
O curso terá aulas teóricas e práticas sobre princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos, desenvolvido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A aluna Marcia Pereira, de 39 anos, compara a oportunidade como ganhar na loteria. “Um curso desse e gratuito é muita sorte, estou muito feliz”. Já Henrique Mendes, de 31 anos tenta ingressar na EDP há quase um ano. “É um sonho realizado, uma conquista mais que aguardada”, contou.
Também participaram da cerimônia a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar; a coordenadora do Senai-SJC, Ana Lucia Cursino; o responsável pela manutenção e idealizador do programa no Litoral, Cleyton Matsumoto e demais representantes da EDP, do Fundo Social de Caraguatatuba e Senai.