A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, através do setor de Educação Inclusiva, promoveu durante o mês de agosto, mais uma ação de formação continuada. O minicurso “Deficiência Múltipla: Teoria e Prática Pedagógica” capacitou 150 profissionais, entre professores e agentes de apoio escolar, que acompanham os alunos com necessidades educacionais especiais.
O minicurso foi realizado em três encontros onde foram ministradas palestras pelas Terapeutas Ocupacionais Evellyn Bentes e Mariah Bricks, oficinas e práticas pedagógicas com as professoras de sala de recursos Marcela Toti (EMEF Benedito Inácio), Tainá Cardoso (EMEF Prof. Oswaldo Ferreira), Vitória Oliveira (EMEF Prof. Luiz Silvar e Antônia Antunes Arouca) e Amanda Hatagami (EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro).
Ao final do minicurso, os participantes confeccionaram materiais e compartilharam com todo o grupo, demonstrando que a adaptação de currículo é um desafio, mas que é possível superá-lo.
O evento se deu em alusão a Semana Nacional da Deficiência Intelectual e Múltipla, que é realizado anualmente em todo o país desde 2017, quando foi sancionada a Lei 13.585. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Atualmente, são atendidos na rede municipal de Caraguatatuba, mais de 1600 alunos com deficiências. Dentre esses, 28 com deficiências múltiplas.
O que é deficiência múltipla?
A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas.
As causas podem ser pré-natais, por má-formação congênita e por infecções virais como rubéola ou doenças sexualmente transmissíveis, que também podem causar deficiência múltipla em indivíduos adultos, se não tratadas.