A fazenda foi adquirida pelo poder público em 2014, e já tem a área externa aberta para visitação.
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura de Ilhabela informa que a Fazenda Engenho D’Água, muito conhecida pela sua beleza e valor histórico, estará aberta para visitação em breve.
Para a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha abrir a Fazenda para visitação será um marco “Este local faz parte da história de nossa cidade, é muito rico culturalmente, pois preserva muitas características originais que encantam a todos nós”, declarou.
A previsão é que em pouco tempo o espaço tenha suas portas abertas. “A fazenda estará aberta a população, entregue aos nossos munícipes, a serviço do nosso turismo, e com a sua característica primaria preservada: o seu valor histórico. ”, diz o secretário de Cultura, Adalberto Lopes, o professor Beto.
A fazenda foi adquirida pelo poder público em 2014, e já tem a área externa aberta para visitação. O imóvel histórico, com cerca de 43,5 mil metros quadrados, foi tombado em 1945 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Após uma série de medidas de preservação, a Prefeitura finalmente conseguirá autorização para abrir a Casa Grande e outras áreas da fazenda aos munícipes.
O complexo todo passa pela 1ª vez em sua história por descupinização, com aprovação do IPHAN e seguindo as normas passadas por eles. Os prédios passam também por manutenção para conservação preventiva e estruturação do bem para visitação, e ainda deve formar os monitores especializados que acompanharão as visitas internas do imóvel.
Atualmente há duas monitoras que acompanham as visitas no entorno da fazenda e explicam sua história e todo o ciclo de produção do açúcar. As visitas ocorrem gratuitamente as sextas, sábados, domingos e feriados das 9h30 até as 11h30; e das 14h às 17h.