- Jornalismo PMI
O Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, segue trabalhando em diversas ações voltadas ao desenvolvimento da qualificação da mão de obra ilhéu e bem-estar da população.
Na última segunda-feira (19), a presidenta, Monica Gomes, esteve no Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba (SP), a convite do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), onde também estava a presidenta do Fundo de Ubatuba (SP), Sandra Sato.
Na pauta, a discussão de possíveis novos cursos e entrosamento dos Fundos do Litoral Norte. O próximo encontro será regional, a ser realizado em Taubaté (SP), no próximo dia 17.
O Fundo Social ilhéu também marcou presença na 4ª Reunião Ordinária da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), promovida no Esporte Clube, na Vila, no sábado (17), com a lojinha de artesanatos e produtos confeccionados nas oficinas de capacitação profissional.
Na ocasião, primeiras-damas e presidentas dos Fundos Sociais visitaram a lojinha e foram presenteadas com produtos confeccionados por alunos de Ilhabela. A loja possui sede fixa no bairro da Vila e comercializa quadros, mosaicos, bolsas, crochês, objetos de marcenaria, fuxicos e outros; tudo produzido pelos estudantes dos cursos de capacitação profissional ofertados pela municipalidade.
De acordo com a presidência do Fundo ilhéu, o objetivo é participar de outros eventos. “A ideia dessa iniciativa é fomentar o trabalho dos nossos artesãos e aprimorar o acabamento das peças produzidas”, afirmou Monica.
Recentemente, o órgão também participou da feira interna da E. M. Professora Doutora Ruth Cardoso, localizada na Barra Velha, onde foi ministrada uma oficina sobre saúde e beleza, com foco central no processo de esmaltação e cutilagem. As orientações foram ministradas pela monitora do Fundo, Carla Priscila Dias, que teve a colaboração de uma ex-aluna como voluntária.
O Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela segue empenhado em colaborar com a população em situação de vulnerabilidade social e independência e/ou empoderamento. “É um pedido especial da prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, que dediquemos nossos esforços e ferramentas disponíveis para trabalharmos ao lado de nossa população, o que todos nós do Fundo Social fazemos com carinho e amor”, finalizou a presidenta ilhéu.