A Prefeitura de São Sebastião abriu a 13ª Semana Municipal de Prevenção de Deficiências, na tarde desta quarta-feira (21), na Praça do Coreto, no Centro Histórico da cidade.
Na ocasião, também houve o lançamento da Campanha ‘Lacre do Amor’, que promove a arrecadação de lacres de latas para a troca por cadeira de rodas. A campanha é promovida em parceria com a Associação Comercial de São Sebastião.
A programação é realizada por intermédio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), e da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), e inclui atividades de entretenimento, palestras de superação, encontro técnico de identificação e diagnóstico de autismo na rede, e ações com familiares.
O objetivo é conscientizar a população sobre medidas de proteção e orientações sobre prevenção às deficiências. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 70% dos casos de deficiências poderiam ser evitados.
Investimentos – O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto disse que a administração tem como missão garantir políticas públicas aos que precisam. “É trabalhar com parcerias, com instituições, como a APAE, com o Governo do Estado e também Federal, e com isso multiplicar os recursos. Montamos uma secretaria, e com sede própria, porque temos esse entendimento, e nos dedicamos”, falou.
Os investimentos na SEPEDI também foram destacados, como a implantação da Oficina de Acesso, que já recupera mais de 80 cadeiras, e já entregou mais de 50. “O custo para o cidadão? Zero. Além dos profissionais envolvidos, que são pessoas que precisavam encontrar espaço no mercado de trabalho”, comentou Felipe Augusto.
Outro destaque citado pelo prefeito foi o convênio com a AACD, no atendimento com órteses e próteses. “Em 2017 assumimos uma fila com mais de 100 pessoas, que esperavam há anos. Zeramos. Essa fila voltou a crescer, e há, hoje, 54 casos. Está já autorizado o recurso de R$ 200 mil para aquisição de novas órteses e próteses, e vamos zerar essa fila novamente”, avisou.
A Semana é aberta ao público e voltada principalmente para estudantes e profissionais das áreas do esporte, saúde e educação.
Confira a programação:
22 de agosto (quinta-feira)
14h – Cinema
Local: Centerplex (Caraguatatuba)
Público alvo: EAPE, Centros de Reabilitação, CAPS, Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Postos de Saúde da Família e escolas municipais
23 de agosto (sexta-feira)
9h – Encontro “Discussão e Fluxo do M-Chat”
Local: SEPEDI – Av. Guarda Mor Lobo Viana, 812 – Porto Grande
Público Alvo: gestores da SEDUC, SESAU, Fundação Saúde, SEPEDI, Postos de Saúde da Família e escolas municipais
26 de agosto (segunda-feira)
8h – Coral CAPS Centro de Referência PcD e Idoso
8h10 – Vivência “Prevenção de Quedas” (SEESP)
8h30 – Café
9h – Vivência Atividades preventivas (DETRAF, Centros de Reabilitação, ETS e Bombeiros
Local: TEBAR
Público alvo: Lar Vicentino, Faculti, Mais Vida, Postos de Saúde da Família, escolas municipais e público em geral.
14h – Formatura Projeto Asas e Asas Comunidade
Local: Teatro Municipal
Público alvo: estudantes do projeto, familiares e profissionais envolvidos.
18h30 – Palestras “O autismo pela ótica do amor” com Profª. Maria de Lourdes Teixeira e “Um contador de histórias…” com Rodrigo Libânio
Local: EM. Profª. Patrícia Viviane Santana – Topolândia
Público alvo: profissionais da educação, da saúde, familiares, estudantes e público em geral.
27 de agosto (terça-feira)
9h – Roda de Conversa com Familiares
Local: SEPEDI
14h – Roda de Conversa com Familiares
Local: Reabilitação Costa Sul
Público alvo: familiares e cuidadores de pessoas com deficiência.
19h – Apresentação Grupo de Danças Brasileiras do Centro de Referência PcD e Idoso – Professora Ana Tainá Pellegrini do Nascimento19h15min – Palestra Motivação e Superação. Lucas Andrade (deficiência física – amputação e superação pelo esporte);
Local: Teatro Municipal.