A Prefeitura de São Sebastião está investindo cada vez mais no Projeto “Música na Escola”, promovido pela Secretaria da Educação (SEDUC) em parceria com Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna (Fundass). Por isso entregou instrumentos musicais para as Escolas Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, e para Escola Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias. Cada unidade escolar recebeu 27 instrumentos. Mais de R$ 1,5 milhão já foram investidos em instrumentos e também em uniformes.
Segundo a coordenação do projeto, com os novos aparelhos as escolas Cynthia Cliquet e Edileusa Brasil passam de fanfarras às primeiras bandas marciais, sendo as primeiras banda desta modalidade da Costa Norte e Costa Sul, respectivamente. A Escola Machado Rosa, na região central, já teve essa mesma formação.
Para o segundo semestre, outras 15 escolas também receberão materiais de percussão, sendo a Escola Profª. Vilma Aparecida de Almeida Ribas, de Boracéia; Escola Profª. Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do Una; Escola Municipal de Cambury; Escola Maria da Conceição de Deus, do Sertão de Cambury; EM Profº. Antônio Luiz Monteiro, Boiçucanga; EM Barequeçaba; EM Profª Luiza Helena de Barros, Barequeçaba; EM Profª Verena de Oliveira Dória, Topolândia; EM Profa. Iraydes Lobo Vianna do Rego, Topolândia; EM Profª Viviane Sant’anna, Topolândia; EM Henrique Botelho, Vila Amélia; EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, Morro do Abrigo; EM Profª Solange de Paula, Enseada; EM Profª Maria Alice Rangel, Jaraguá; e EM Joana Alves do Reis, do Canto do Mar. A Escola Profª Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, será a primeira banda musical da Costa Sul, cuja diferença são instrumentos de metais, trompetes, trombones, tubas e bombardinho. A banda também vai receber saxofones e clarinetes.
O prefeito Felipe Augusto destacou a importância do investimento no projeto. “Estamos, desde o início da administração, retomando com força as atividades das fanfarras e bandas. Isso é resgate da cultura e atendendo também à comunidade escolar que, sempre defende com muito brilho o nome do nosso município nos concursos musicais estaduais e nacionais”, concluiu.