Taiwan é conhecida pelo respeito e valorização de sua cultura e é dos maiores exportadores de tecnologia e comunicação do mundo. Tal prática tem gerado bilhões de dólares para o País, que é moderno e tradicional, com templos chineses espalhados por todo lado.
O Brasil e Taiwan possuem uma ótima relação não só comercial como também cultural, além de uma grande influência em diversas áreas, em terras brasileiras. Podemos encontrar essa influência, chinesa e taiwanesa, na prática de artes marciais, na culinária e em práticas medicinais, como acupuntura e massoterapia.
Em Caraguatatuba, essa vivência com a cultura não poderia ser diferente. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, oferece aos munícipes aulas de Kung Fu e Tai Chi, que permitem um contato mais profundo com a cultura chinesa.
Os atletas de Caraguatatuba são referência quando o assunto são esses esportes. Esse reconhecimento permitiu que o professor do projeto Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA), Benedito Fernandes, conhecido como “Ditinho”, sua esposa, Valdirene Bibiano, dois atletas do projeto FIDA, Murilo Oliveira e Rui Alves, e Hemerson Carvalho, representante do projeto ECO, fossem convidados para participar de uma cerimônia de recepção para representantes do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil e do Turismo de Taiwan, na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo.
A recepção foi realizada na quarta-feira (25), no primeiro dia do evento que se estende até o dia 27 no Expo Center Norte, em São Paulo. Foi a primeira vez que os atletas de Kung Fu e Tai Chi representaram Caraguatatuba em uma edição da ABAV Expo. O convite partiu do Consulado de Taiwan e da Associação Long Teh.
Rui Alves, que pratica Kung Fu no CIASE Sumaré, disse que a experiência é incrível e que o convite foi algo muito especial. “Conheço o Kung Fu há três anos, mas nunca participei de uma apresentação como essa. A cultura chinesa é emocionante”, ressaltou o aluno.
Os atletas de Caraguatatuba dividiram espaço com outros representantes da Associação Long Teh, de São José dos Campos, na cerimônia que contou com a apresentação de um show dinâmico e empolgante das danças do dragão e do leão, que é um grande protetor e símbolo de nobreza e dignidade.
A dança é composta por cores, sons, movimentos e muita sincronia. Essas duas figuras mitológicas são importantes em festividades como o Ano Novo Chinês e é por isso que essas apresentações não podem faltar nessas cerimônias e celebrações que marcam um novo ciclo.
O boneco utilizado na dança do dragão é uma marionete de 11 metros, que pesa cerca de 40 quilos, e para “ganhar vida” foi necessária a ajuda de nove pessoas. Já o leão, para que ganhasse movimento, foram necessárias duas pessoas dentro da fantasia. A execução dessa apresentação exige que sincronia e entrosamento sejam perfeitos.
O embaixador do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, Jian Gueng Her, disse que ficou encantado com as apresentações das danças do dragão e do leão. “Estamos felizes em participar dessa exposição”, ressaltou.
Her explicou que a apresentação e divulgação de Taiwan “é importante para os taiwaneses, pois ainda existem muitos brasileiros que não conhecem o país”. Ele lamentou que o país não seja tão visitado pelos brasileiros, já que Taiwan possui ótimas relações comerciais e culturais com o Brasil.
O representante de Taiwan comentou sobre a importância de utilizar recursos para promover o turismo no Brasil. Um desses recursos seria a abertura do mercado para estrangeiros. “O Brasil é muito bonito, as pessoas são simpáticas, além de ter uma culinária muito boa”, ressaltou.
Empolgado, o professor “Ditinho” contou que a oportunidade de representar a cidade em um evento de grande dimensão “é algo extraordinário”. Ele disse que a cultura chinesa é muito especial e fascinante. “Trazer a cidade de Caraguatatuba para esse evento é muito importante para nós”, afirmou.