Terminou nesta quinta-feira (05/09), o ciclo de formaturas do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, 2º trimestre de 2019. Alunos de oito unidades escolares de Caraguatatuba participaram do programa neste período. Ao todo foram 639 alunos do 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 10 anos. As cerimônias aconteceram entre os dias 26 de agosto a 05 de setembro.
O programa é uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, e tem como objetivo ensinar estratégias de resistência e de tomada de decisão, que ajudem os estudantes a desenvolver habilidades que os permitam realizar escolhas seguras, responsáveis e saudáveis. O programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.
Participaram das cerimônias as equipes gestoras das unidades escolares, supervisores de ensino, representantes da secretaria municipal de educação, representantes do Legislativo Municipal e da 2ª Cia do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior “Coronel Edgard Armond”.
As escolas participantes foram:
- EMEI / EMEF Profª. Aida de Almeida Castro Grazioli
- EMEI / EMEF Prof. João Benedito Marcondes
- EMEI / EMEF Benedito Inácio Soares
- EMEI / EMEF Pedro João de Oliveira
- EMEF Profª. Maria Thereza de Souza Castro
- CIEFI Profª. Antonia Ribeiro da Silva
- EMEF Prof. Oswaldo Ferreira
- CIEFI Profª. Adolfina Leonor Soares dos Santos
O programa
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje atinge vários estados.
Iniciado no Litoral Norte em 1997, o PROERD já atingiu cerca de 62 mil crianças. Em Caraguatatuba, aproximadamente 33 mil crianças já passaram pelo programa.