O 14º Caraguá a Gosto terminou no último dia 8 de setembro e comerciantes participantes desta edição destacam o movimento em seus estabelecimentos para um mês que era considerado morto devido à baixa sazonalidade.
O evento foi criado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com esse objetivo. Houve uma média de 12 pratos vendidos por dia.
Alan Fonseca, proprietário do Batatuba, destaca que essa é sua terceira participação no evento que cada ano tem ganhado mais corpo e ficado mais competitivo, fazendo com que os donos de restaurantes se reinventem, criem novos pratos, melhorem o atendimento e o ambiente da casa.
“Eu encaro o Caraguá a Gosto como uma vitrine, onde podemos mostrar nossa casa, nossos pratos e atrair pessoas que não conhecem nossos produtos e serviços, sem contar o aumento do faturamento em um período de baixa temporada. Gostei bastante da inovação do aplicativo e da questão da emissão da nota fiscal, dando mais credibilidade ao evento deixando mais justo para quem participa”, disse.
Nessa mesma linha pensa a comerciante Emilia Luciana de Almeida, a Lu do Mar e Terra, que há cinco anos participa do Caraguá a Gosto. “O evento é bem bacana, traz visibilidade, um marketing que sai muito em conta”.
Ela revela que foram comercializados 423 pratos do “Peixe a Toninho” e como ele servia mais de 2 pessoas, estima que foram mais de 1 mil pessoas comendo só este prato. “Aumentou e muito o nosso movimento e é uma vitrine para que os clientes conheçam nosso restaurante e venha em outras ocasiões”.
Roberto Toti, do restaurante Guaruçá, também está satisfeito. Ele, que participa desde a primeira edição, conta que foram vendidos 583 pratos, comprovados.
“Não entro no evento pela competição, mas para agregar, trazer o turista para a nossa cidade e esse objetivo tem sido alcançado”, destaca Toti que observou a participação de moradores e turista do próprio litoral norte.
“Nossos pratos têm um preço alto, mas conseguimos reduzir o custo da Paella com Frutos do Mar, que já está no nosso cardápio, para ter mais essa opção e o volume que vendemos compensou o lucro”.
Carlos Eduardo Tillvitz, gerente comercial das empresas Açaí Mix JCR e Docas Açaí franquias, está empolgado com a possibilidade de ganhar mais uma edição.
Em 2018, seu primeiro ano, conquistou o prêmio com a melhor sobremesa e para este ano, colocou as duas empresas para participar com o Amarena´s Cream e o Banana & Cookie, respectivamente.
“Atingimos um público da região sul de Caraguatatuba com nossa taça de banana e cookie muita gente teve a oportunidade de conhecer a frutinha Amarena na loja do Poiares e se deliciar. Acho que vai ser uma briga boa este ano”, aposta.
Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE – Caraguá), Sávio Luiz dos Santos, a cada ano o Caraguá a Gosto fica melhor e envolve mais comerciantes, alcançando os objetivos de melhorar o movimento no mês de agosto que era considerado o mais fraco durante todo o ano. “O retorno que obtive dos comerciantes foi bem positivo e esperamos que a próxima edição seja ainda melhor”.
Premiação
O resultado os vencedores da 14ª edição do Caraguá a Gosto será conhecido na próxima segunda-feira (16).
Neste ano, foram 50 estabelecimentos participantes com 74 pratos divididos em oito categorias, entre bares, restaurantes, pizzarias, quiosques, lanchonetes, sorveterias e docerias.
Os clientes tiveram a oportunidade de eleger os melhores estabelecimentos em criatividade, apresentação, sabor do prato, ambiente da casa e atendimento do garçom.
Nesta edição, os consumidores concorrem a uma viagem para Natal (RN) de quatro noites e cinco dias, com direito a acompanhante, passagem aérea de ida e volta, além das diárias de hotel com café da manhã. Os garçons melhores avaliados pelos fregueses também serão premiados.