Em alusão ao “Dia Nacional do Surdo”, foram realizadas nesta quinta-feira (26/09) diversas atividades e vivências na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos do Litoral Norte, Ricardo Luques Sammarco Serra, primeira e única escola bilíngue da região.
A unidade escolar faz parte da Diretoria Municipal de Educação Inclusiva e conta com uma equipe de seis professores intérpretes de Libras que ensinam a língua aos alunos surdos e ouvintes. Além do ensino de Libras, o município oferece transporte escolar gratuito aos alunos.
O “Dia do Surdo” começou com a apresentação do Hino Nacional e logo em seguida a interpretação da música “We Are The World”, cantado pelo coral da escola e traduzido simultaneamente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por diversos alunos com e sem deficiência auditiva.
Na sequência das atividades, os pais dos alunos Davi e Otávio, deficientes auditivos, contaram aos colegas de seus filhos um pouco sobre os desafios, descobertas e dúvidas sobre a surdez.
Aline Silva, mãe do Davi, explicou como a escola ajudou no desenvolvimento de seu filho.
“Antes de ele frequentar a escola era muito agitado e irritado. Mas agora, com a LIBRAS e com a escola toda aprendendo, ele ficou bem mais tranquilo. Hoje, ele se desenvolve de uma maneira muito fácil e rápida”, explicou Aline.
Já para o casal de professores Lucimara Cristina e Paulo Roberto, pais do aluno Otávio, o ensino em LIBRAS auxiliou bastante o desenvolvimento de seu filho.
“Em casa, houve situações que ele não conseguiu externar o que queria me falar com a voz e assim ele usou a LIBRAS. E a Língua facilita para ele e para nós”, contou Lucimara.
“Percebemos que aqui na escola ele está se sentindo em um ambiente acolhedor. O cuidado que os professores, os intérpretes, funcionários e outros alunos têm é para ele sentir que pertence aqui. Uma coisa que as pessoas precisam entender é que a LIBRAS não é bom apenas para meu filho, é bom para mim, para elas, para os filhos delas e para toda sociedade”, finalizaram os pais do Otávio.
Comemorando ainda mais o “Dia Nacional do Surdo”, a Secretaria de Educação, por meio do Setor de Educação Inclusiva, promoverá uma série de palestras e capacitações voltadas aos profissionais da rede municipal.