Sobrou alegria e alto astral no encerramento do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, com a exposição de fotos de 24 mulheres assistidas no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), sexta-feira (30/08), no Teatro Mario Covas.
A mostra fotográfica “Descobrindo como sou bela” teve o objetivo de ressaltar a beleza individual e elevar a autoestima de mulheres que, no decorrer da vida, foram vítimas de algum tipo de violência (física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial).
O prefeito Aguilar Junior e a esposa Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, fizeram questão de conferir as fotos.
“O CIAM é um compromisso de campanha entregue à população feminina. Quando idealizamos esse projeto, assim como o espaço Pró-Mulher (Centro de Referência de Saúde da Mulher), pensamos em atender com atenção, cuidado, respeito e carinho as mulheres, principalmente as vítimas de violência. Hoje estamos aqui para celebrar a força e a beleza dessas mulheres. As fotos ficaram maravilhosas. Continuem contando com nossa administração”, afirmou o prefeito.
A presidente do Fundo Social acrescentou: “Mais uma vez, quero agradecer a todas por acreditar nesse projeto. Que nada nem ninguém as impeçam de realizarem o que está no coração de vocês. Sigam em frente, firmes”.
Uma das fotografadas, Miriam Abranches, 50 anos, disse que o CIAM foi um divisor de águas em sua vida. “Cheguei ao CIAM, após sofrer muitos anos com um relacionamento abusivo, que me provocou um câncer. Lá, tive apoio social, psicológico e jurídico. Agradeço a toda equipe e ao prefeito Aguilar Junior e sua esposa Samara por terem criado esse espaço”, disse.
“Essa noite foi maravilhosa, só tenho a agradecer. O CIAM é minha segunda família”, Maria Criatiana Ribeiro, 34 anos. A colega Amanda Zampini, 41 anos, declarou: “Nunca me senti tão especial. Estou muito feliz”.
A noite de celebração contou ainda com a apresentação do coral de mulheres do CIAM, conduzido pela psicóloga Jaquelina Teixeira da Silva, que apresentou as músicas “Assim Caminha a Humanidade” (Lulu Santos) e “Será?” (Dado Villa-Lobos e Renato Russo); de Tânia Cibele Campos de Souza, 43 anos, que soltou a voz ao interpretar a música de Belchior, “Como nossos pais”; e a declamação de Eglaia Del Piccolo, 34 anos, da poesia “Essencialmente Mulher”, da autora Cledinéia Carvalho Santos.
A coordenadora do CIAM, Márcia Denise Gusmão Coelho, ressaltou que para esse evento, a equipe do equipamento fez questão de oferecer maquiagem, cabelo, roupas de festa e manicure para as mulheres referenciadas. “A ideia era fazer com que elas se sentissem acolhidas, importantes e belas, e nós alcançamos nosso objetivo. Ver essas mulheres que chegaram até nós, massacradas, hoje, com alegria e força para tomar as rédeas da própria vida, é muito gratificante. Além disso, o Agosto Lilás fará parte do calendário oficial do município. Isso nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, destacou.
Também prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes e a coordenadora do setor de Proteção Especial, Ana Maria Magagnini, idealizadora do CIAM.