Alunos do 9º ano da EMEF Luiz Silvar do Prado, localizada no bairro Casa Branca, região norte da cidade, realizaram nesta quinta-feira (12/09), uma visita muito especial nas instalações da TV Vanguarda, em São José dos Campos.
Durante o tour pelo local, os 18 alunos do projeto “Jovem Repórter” conheceram os estúdios de gravações, central de produções, redação e tiraram algumas dúvidas com Airton Nascimento, supervisor da programação da TV Vanguarda. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer alguns repórteres e o apresentador Ademir Ribeiro.
Mesmo com a busca profissional bem distante da televisão, os jovens aproveitaram muito. Para eles, ter contato com diferentes áreas auxilia no processo de escolha por uma profissão, busca que normalmente se inicia no ensino médio.
Esse é o caso de Lícia Suzanny Jesus Souza, de 14 anos. Com a indecisão sobre o que cursar no futuro, Lícia contou que “a escola dá incentivo para o aluno escolher a sua carreira profissional”. Ela disse que a visita foi importante, mesmo sendo uma área que ela não almeja no momento. “Ter contato com outras profissões é muito bom e importante para os jovens da nossa cidade”, ressaltou.
Lícia fez um trabalho de reportagem sobre a importância do turismo em Caraguatatuba. Os assuntos abordados no trabalho de vídeo foram as belas praias da cidade, festivais gastronômicos e pontos turísticos como o Morro Santo Antônio. Há um ano morando no município, Lícia contou que aprendeu muito com o trabalho e que descobriu coisas que não fazia ideia que existiam na cidade.
Televisores, aparelhagem de áudio e vídeo, computadores e a produção chamaram a atenção da aluna Rebecca Pedroso Cunha, também de 14 anos. “Essa visita foi bem produtiva; eu fiquei impressionada”, disse ela. Questionada sobre o que quer para o futuro, a aluna não demora a responder que quer ser professora de química.
O tour pelos corredores da TV Vanguarda chamaram a atenção da estudante. “Achei muito interessante porque eu adorei a parte de produção”, contou Rebecca.
Ela fez um trabalho sobre o tema inclusão escolar e falou a respeito dos desafios vividos por alunos nas escolas. “Queria mostrar como as pessoas de fora do convívio dos alunos com deficiência lidam com isso”, afirmou.
Com essa oportunidade, Rebecca disse que “o modo de pensar e olhar mudou” depois da conclusão do trabalho.
O projeto “Jovem Repórter” foi elaborado em sala, nas aulas de Língua Portuguesa. Ele foi idealizado e organizado pela coordenadora da escola, Renata Medeiros e aplicado pela professora da disciplina, Maria Juliana