Festival Paralímpico integra a programação deste ano
Entre os dias 16 e 21 de setembro, a seção de Educação Especial da secretaria de Educação de Ubatuba realiza a III Semana do Direito à Educação Inclusiva. A iniciativa é prevista pela Lei Municipal 4000/17, que estabelece que a programação seja composta por palestras proferidas por profissionais da área, depoimentos e exposições relativas ao tema.
Segundo à chefe da seção de Educação Especial, Maria de Lourdes Teixeira – Malu, o objetivo do evento é promover uma reflexão na população sobre a existência da pessoa com deficiência, do seu direito a ser ouvida, acolhida e respeitada.
Programação
Serão vários eventos durante toda a semana, com abertura na segunda-feira, 16 de setembro, às 18h30 na Câmara Municipal- evento que contará com a apresentação do Projeto DJ que beneficia alunos da rede municipal de ensino e é resultado de parceria com a secretaria de Assistência Social.
“Convidamos a população de Ubatuba a participar, entender e ter um olhar mais amplo sobre a inclusão, sobre o direito para garantir que as pessoas com deficiência ocupem os espaços. Que possamos promover a felicidade dessas pessoas e de seus familiares”, solicitou Malu.
Na terça-feira, a programação acontece no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, com início às 18h30, e será abrilhantada com a apresentação da Banda Música do Silêncio, projeto de Música com Surdos e Ouvintes realizado com Escolas Municipais de São Paulo – EMEBS Madre Lucie Bray e EMEF Marechal Rondon e apresentação do documentário Heyki Yoshiaki.
A programação retorna à Câmara Municipal na quarta-feira, 18 de setembro, às 14 horas, com a apresentação do Coral Librinhas, formado pelos alunos de Etapa I da EMEI Professora Helena Maria Mendes Alves, do Ipiranguinha, seguindo de um bate papo inclusivo sobre o que cada um pode fazer, individualmente ou em grupo, para garantir o direito das pessoas com deficiência.
A partir das 18h30, ainda na Câmara, acontece uma Mesa Jurídica: Educação como direito que produz aprendizagem, saúde, lazer, bem-estar e felicidade.
A quinta-feira será animada com a realização do Festival de Atividades Aquáticas na EM Profª Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no Pereque-Açu. Uma mostra do quanto a atividade física e o esporte são importantes para o desenvolvimento das pessoas com deficiência.
À noite, a Igreja Apostólica Agape de Ubatuba recebe, a partir das 18h30, o Coro da Lira, seguida da palestra: Fronteiras da Neurociência no Desenvolvimento Infantil, com a Dra. Liana Guerra Sanches.
Já tradicional na semana, a sexta-feira será marcada pela Caminhada pela Inclusão, um movimento de conscientização sobre o direito de ir e vir da pessoa com deficiência, com concentração às 09horas no calçadão, finalizando no Paço Municipal com o plantio de um Ipê Amarelo e a entrega de um documento, em mãos, ao prefeito Delcio Sato
Festival Paralímpico
Como parte das comemorações, foi tratada junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro, a participação de Ubatuba como uma das 70 cidades-sede no país do Festival Paralímpico – sendo a única com modalidades de praia para pessoas com deficiência. Além disso, haverá exibição da Equipe Brasileira Paralímpica de Vôlei. No dia 21, além do Festival Paralímpico, a praia do Perequê Açu recebe o Festival do Remo, que também aproveita a ocasião da Semana Inclusiva.
As atividades terão início às 8 horas da manhã.
Congresso Técnico
Para a realização do festival Paralímpico, na noite da última segunda-feira, 09, foi realizado um Congresso Técnico do Festival Paralimpico, direcionado para os voluntários que trabalharão no dia do evento.
O encontro foi sediado no salão de reuniões da secretaria de Educação de Ubatuba. Nele, Juan Ricardo Feindt Urrejola e Fábio Campana, da seção de Educação Especial, apresentaram os resultados obtidos durante o evento teste já realizado e apresentaram as orientações, alterações e acertos para o sucesso do evento oficial.
————-
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU