Os alunos dos grêmios estudantis das escolas municipais, ligados ao projeto “Jovens em Ação”, desenvolvido pela Secretaria da Educação (SEDUC), participaram de mais uma reunião no gabinete do prefeito para solicitar ações e melhorias nas unidades de ensino.
Aproveitando que a Administração Municipal está reformando todas as unidades de ensino do município, os alunos apresentaram sugestões pontuais nas unidades, solicitaram novas escolas e instalação de equipamentos de áudio e vídeo para aulas multimídia.
Nos últimos meses a Prefeitura está investindo mais de 7 milhões nas reformas das escolas, com novos banheiros, cozinhas e salas de aula, além da recuperação da parte elétrica e hidráulica, de telhados, manutenção geral como pintura e limpeza; revitalização de quadras esportivas com troca de alambrados; entre outros.
Os alunos aprovaram a iniciativa do Governo Municipal, em dar visibilidade à classe estudantil. “É muito interessante participar desses encontros que nos dá uma noção de como tudo acontece dentro da Prefeitura”, considerou Brendon Morais, 14 anos, da escola Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy, na Costa Sul.
A gremista da escola Professor Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, na região central, Raissa Aleixo, 14 anos, também achou significante a reunião de trabalho. “Achei muito importante, pois somos nós, jovens, que estaremos fazendo isso no futuro, indo pedir e cobrar os nossos direitos”, disse.
Para o prefeito Felipe Augusto a participação dos jovens é fundamental para garantir o exercício legítimo da cidadania. “Cada um desses alunos conseguiu identificar e perceber como funciona o Poder Executivo, as necessidades e dificuldades que enfrentamos todos os dias. Acredito que foi bastante produtivo”, avaliou.
Além do prefeito, também participaram da reunião representantes das secretarias da Educação, Obras e Serviços Públicos.
Jovens em Ação
O projeto “Jovens em Ação” fomenta o protagonismo juvenil e permitiu a criação e funcionamento dos grêmios estudantis nas dez escolas de fundamental II do município, desde o ano passado, com tomadas de decisões, compartilhamento de responsabilidades, colaboração com o desenvolvimento do ensino e, ainda, produção de conteúdo para internet com elaboração do informativo “Inspira”, que oferece aos alunos a oportunidade de terem voz na sociedade e mostrar suas decisões como cidadãos.
De acordo com o coordenador do projeto, o professor Rafael Romero, desde o início do projeto, em 2018, os alunos já realizaram ações como a Campanha do Agasalho nas escolas, intermediaram a adequação do uniforme escolar, a volta dos Jogos Interescolares, e ainda ajudam a promover eventos como o “Setembro Amarelo”, com palestras que ressaltam a importância da valorização da vida. “Nós, professores, motivamos e incentivamos, sugerimos ideias, ajudamos a organizar, mas são eles que executam todas ações”, concluiu.