O tradicional Campeonato Municipal Caraguatatuba de Karatê será realizado nesse domingo (3), a partir das 8h, Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no bairro Jardim Britânia.
#PraCegoVer: Ginásio do Cemug. Quadra com dois grandes tatames de borracha. Um com área de luta vermelha e área de exclusão azul e a outra com área de luta azul e área externa amarela. Vários atletas, homens e mulheres, de idades variadas, com quimonos brancos e faixas de diferentes cores, estão de pé com a mão para trás. (Foto: Divulgação)
Estão inscritos 495 atletas de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Guarujá e Tremembé, que disputarão lutas em 57 categorias, desde o infantil (cinco anos) até adulto.
A entrada é franca e a organização do evento convida os inscritos e o público a fazerem um ato de solidariedade e gentileza, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade para doação às entidades de assistência social cadastradas na Prefeitura.
História

#PraCegoVer: Ginásio do Cemug. Tatame com área vermelha de combate e área azul externa. Dois atletas com quimonos brancos o da esquerda com faixa vermelha e o da direita com faixa azul. Um juiz faixa preta acompanha a luta. Fora da área de luta há vários competidores sentados no chão. Ao fundo, arquibancada com várias pessoas assistindo a competição. (Foto: Divulgação)
No dia 25 de outubro de 1936 foi realizado um encontro histórico com os mestres da ilha japonesa de Okinawa. Ali decidiram, oficialmente, mudar o nome da luta de Toudi para Karatê.
O Do foi acrescentado para marcar que o Karatê, além de arte marcial, é uma jornada filosófica de iluminação e não só apenas um método de defesa pessoal.
A partir daí, as raízes chinesas defensivas do Toudi foram substituídas pelos valores japoneses da autoproteção e autoperfeição. Aí nasce o Karatê moderno ou o Karate-Do – “caminho das mãos vazias”.
Serviço – O ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) está localizado na Avenida José Herculano, nº 50 – Jardim Britânia.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br