Em menção ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove ações de prevenção e conscientização contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município entre os dias 7 e 29 de novembro.Caraguatatuba celebra o Dia Mundial do Diabetes com ações durante todo o mês de novembro
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença.
Em Caraguatatuba, a campanha será iniciada, nesta quinta-feira (07), na UBS Sumaré, às 8h, com orientação sobre alimentação e complicações do diabetes junto aos médicos e enfermeiros da unidade. Já na próxima quinta-feira (14), dia escolhido para celebração da data, a equipe da Estratégia Saúde da Família da UBS Morro do Algodão realiza avaliação do pé diabético a partir das 14h.
No dia 28 de novembro, a UBS Tinga promove palestra sobre diabetes às 9h. Confira aqui a programação completa do Dia Mundial de Diabetes em Caraguatatuba.
A doença
Entre os principais problemas associados à doença estão alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento. Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes, em 14 de Novembro, apontando para um Novembro Diabetes Azul – dentro das ações da ONU.
A data
O dia 14 de novembro foi escolhido como o “Dia Mundial de Diabetes”, pois esta foi a data pactuada para o alerta contra à doença em homenagem ao aniversário do Dr. Frederick Banting, que descobriu a insulina em 1921, juntamente com seu assistente, o estudante Charles Best, na Universidade de Toronto.
Portanto, a insulina fará, em breve, 100 anos de sua descoberta! A importante descoberta tornou seus descobridores detentores de Prêmio Nobel, por ter salvado e mudado a vida de tantas pessoas.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br