A Prefeitura de Caraguatatuba formou nesta terça-feira (26/11), 1.096 alunos dos 6º anos das escolas municipais no projeto Samuzinho desenvolvido por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação.
Ao todo, 11 escolas municipais receberam desde o mês de abril de 2019, informações sobre os serviços de urgência e emergência, o “Samu 192”; prevenção de acidentes; como agir em caso de urgência domestica; importância de não praticar trotes; conscientização sobre o uso adequado da linha 192, além de capacitar crianças nas ações de cidadania e solidariedade ao próximo.
A aluna Maria Eduarda Machado Pogogeski, de 11 anos, da EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio adorou a experiência e garantiu que está preparada para um possível socorro imediato. “Achei bem legal, principalmente a parte prática, me interessei bastante pelo curso”, contou empolgada.
O coordenador do SAMU, Arthur Maranha destacou que durante a capacitação foi possível também esclarecer aos alunos sobre as chamadas indevidas ou os trotes.
Segundo Arthur, 10% das chamadas são inadequadas ao atendimento do Samu, representando, em média, 115 ligações por mês. “Mas além desse esclarecimento, poder ensinar sobre prevenção de acidentes, foi gratificante e tenho certeza, que ajudará muitas pessoas”, disse.
Para o prefeito Aguilar Junior, os formandos já são vencedores, pois um dia poderão viver essa realidade dos treinamentos e tenho certeza que estarão aptos para o primeiro socorro. “Multipliquem este aprendizado, sejam referência na escola ou na comunidade em que vivem. Estou muito feliz por este projeto estar em prática e com certeza seguirá nos próximos anos”, destacou.
A cerimônia contou com a participação dos 11 alunos destaques do projeto, que receberam das mãos do prefeito Aguilar Junior, certificado do projeto e um kit, contendo o macacão e boné do SAMU.
Também estiveram presentes, os secretários de Saúde e Educação, Amauri Toledo e Márcia Paiva, respectivamente e o vereador Tato Aguilar; além da equipe do SAMU, educadores e familiares dos alunos.
Ao final da entrega de certificados, os alunos e a equipe do SAMU fizeram diversas demonstrações do que aprenderam no curso, como primeiros socorros de queimaduras, engasgo, fraturas, entre outros.
A equipe que atuou no treinamento é formada por uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e dois condutores socorrista – todos profissionais do Samu Caraguatatuba.
Escolas municipais que receberam o Projeto Samuzinho nas Escolas: EMEF Prof. Antônia Nunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof. Maria de Souza Castro (Jetuba); EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca); EMEF Prof. Luiz Ribeiro luz (Martim de Sá); EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’alva); EMEF Prof. Maria Aparecida de Carvalho (Tinha); EMEF Prof. Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas); EMEF Prof. Ricardo Luques S. Serra (Praia Palmeiras); EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo); EMEF Prof. Euclides Ferreira (Perequê); EMEF Prof. Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê).
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br