Cerca de 20 mulheres participaram de uma consulta coletiva no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), realizada na última quinta-feira (7), com a nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich. A consulta foi semelhante a uma palestra. Nela, as pacientes conseguiram tirar dúvidas e debater assuntos sobre alimentação saudável.
Celina Medalha, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, contou que todas as mulheres foram encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Pró-Mulher. “Todas elas já passaram ou passam pelo nutricionista”, ressaltou. Além disso, a coordenadora pontuou que “é muito difícil fazer esse tipo de trabalho de nutrição, mas vale a pena todo o esforço da equipe”.
Um dos pontos tratados foi que a gordura e o açúcar estão cada vez mais presentes em produtos processados e industrializados. O que deixa os especialistas em obesidade ainda mais em alerta e preocupados.
Especialistas acreditam que a projeção da obesidade mundial para 2025 seja de 2,3 milhões de adultos com sobrepeso, 700 milhões de adultos com obesidade e 75 milhões de crianças com excesso de peso. “É importante que exista um cuidado para que no futuro não tenhamos nenhum problema”, contou Lilian Gleicy.
A nutricionista expôs às pacientes dados alarmantes para que se tenha uma dimensão do que é ingerido, sem que se perceba. Estima-se que dois gramas de suco instantâneo, em pó, possuem 29 gramas de açúcar.
Outro assunto muito discutido na consulta coletiva foi o perigo de aderir às famosas dietas da moda e que o segredo para eliminar peso é a reeducação alimentar com o auxílio da prática de atividade física e uma boa hidratação.
A nutricionista orientou que para saber a quantidade necessária de água que se deve ingerir basta multiplicar o peso vezes 30 ml (de água). Por exemplo, uma pessoa que pesa 80 kg precisaria ingerir 2,4 litros de água/dia para o auxílio na perca de peso.
Lilian Gleicy fez comparativos de alimentos saudáveis e gordurosos e elaborou pratos saudáveis com a ajuda das próprias pacientes. Na demonstração, ela apontou que não é quantidade e sim qualidade dos alimentos, que podem ser divididos em quatro classificações: in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.
Essas classificações foram criadas pelo Ministério da Saúde, e estão dispostas no folheto: “Os Dez Passos para Uma Alimentação Saudável”, elaborado pelos nutricionistas Artur Metta Oliveira e Lilian Glecy Ehrlich. Que serão distribuídos pelas UBS do município.
Cícera Rodrigues Mira de Melo, de 40 anos, que estava na consulta, disse que é a primeira vez que ela tem contato com uma nutricionista. “Acho que a gente tem receio de que o nutricionista vai tirar tudo da nossa alimentação”, contou.
A paciente afirmou que irá tentar seguir o que aprendeu com Lilian e mudar seus hábitos. “É muito difícil, porque eu tenho três filhos e todos comem pizza quase todo o final de semana e, às vezes, pedimos dez de uma vez só, e quando aparecem outros amigos e familiares e ainda pior”, ressaltou.
Para um bom resultado, mudar seus hábitos e seguir as orientações dos profissionais de saúde, que estão capacitados para de bons hábitos alimentares, é indispensável. “Muitos pacientes ficam com medo de ir a um nutricionista por acharem que iremos proibir o consumo de todos os alimentos”, contou Lilian.
“A Secretaria de Esportes e Recreação oferece ao munícipe várias atividades que possibilitam a praticar de exercícios, que podem acelerar o processo de um emagrecimento saudável”, disse.
Duas consultas coletivas estão previstas para acontecer nos dias 05 e 13 de dezembro, às 14h. As mulheres interessadas em participar precisam comparecer no Pró-Mulher no dia e no horário da consulta.
Serviço – O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado Av. Dr. Arthur da Costa Filho, nº 2.138 – Sumaré, Caraguatatuba – SP, telefone (12) 3897-3500.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br