A cidade de Caraguatatuba tem a melhor gestão fiscal entre as Prefeituras do Litoral Norte. É o que aponta os dados de 2018 do Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgado na semana passada e que avaliou as contas de 5.337 municípios de todo o Brasil.
Construído com base em dados fiscais oficiais, o índice é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.
Resultados superiores a 0,8 ponto indica “Gestão de Excelência”. De 0,6 a 0,8 ponto o município é avaliado como “Boa Gestão”, enquanto de 0,4 a 0,6 como “Gestão em Dificuldade” e resultados inferiores a 0,4 ponto aponta “Gestão Crítica”.
Caraguatatuba apresentou 0,8443 de pontuação geral, ou seja, classificada como gestão fiscal de excelência. No item liquidez, por exemplo, a cidade apareceu com nota máxima de 1.000 pontos. No indicador autonomia apresentou a nota 0,8762.
Os dados apontam que Caraguatatuba ocupa a 16ª posição no Estado de São Paulo e 110ª posição entre os municípios brasileiros, à frente de municípios importantes da Região Metropolitana do Vale e Litoral, como São José dos Campos.
Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, os números apontados na pesquisa refletem a seriedade e transparência com o dinheiro público praticados nesta gestão.
“Temos orgulho de dizer que a Prefeitura de Caraguatatuba hoje está com as contas saneadas, honrando com os compromissos assumidos”, cita.
Em relação ao ano de 2017 houve uma melhora e o índice à época foi de 0,8413.