No Brasil, 46% concordam com a afirmação, o que mostra bastante desinformação sobre tema
Quando o assunto é reciclagem, a falta de informações ainda é um desafio para muitos países. De acordo com a pesquisa Ipsos Global Advisor “Um mundo descartável – O desafio das embalagens e do lixo plásticos”, pouco mais da metade das pessoas no mundo todo (53%) concordam que as regras da reciclagem de lixo doméstico são claras. O Brasil está entre os dez países com menos concordância com a afirmação, com 46%, ou seja, menos da metade dos brasileiros conhecem como funciona a coleta seletiva em sua região.
A pesquisa também verificou quem acreditava que todos os plásticos podem ser reciclados, o que é um equívoco, já que alguns tipos do material não podem ser reaproveitados. 55% dos entrevistados globalmente e 65% no Brasil concordaram com a afirmação.
Ainda a respeito da coleta seletiva, 52% dos entrevistados afirmaram que o serviço de reciclagem nas residências é considerado bom. Suécia (70%), Canadá (70%) e Países Baixos (65%) são os países onde os entrevistados mais concordaram com a afirmação. O Brasil ficou abaixo da média global, com 47% de concordância.
Embora não haja tanto conhecimento sobre o assunto, os entrevistados mostraram preocupação com as questões ambientais. 80% das pessoas acham que as empresas deveriam ser obrigadas a ajudar com a reciclagem e o reuso das embalagens que eles produzem. No Brasil, 55% concordam fortemente e 22% tendem a concordam com essa afirmação, somando 77% de concordância.
O estudo também levantou a quantidade de consumidores que veem com bons olhos as marcas que fazem mudanças para alcançar melhores resultados ambientais. Globalmente, 75% concordaram com a afirmação. No Brasil, 76% valorizam essas marcas que fazem alterações preocupadas com o meio ambiente.
“Existe aqui uma oportunidade para as empresas e a sociedade. Marcas que proporcionam embalagens mais sustentáveis sem prejudicar os benefícios funcionais vão se conectar com os anseios dos brasileiros e adquirir uma vantagem competitiva” diz Sandra Pessini, diretora de Comunicação da Ipsos.
O uso da embalagem também pode influenciar o comportamento na hora de adquirir os produtos. 63% disseram que mudariam o local de compra se isso significasse usar menos embalagens. Entre os brasileiros, 68% responderam concordar em mudar os hábitos de compra nessa situação.
Quanto ao plástico de uso único, globalmente, 71% dos respondentes no mundo e no Brasil acreditam que o produto deveria ser banido completamente o mais rápido possível. Além disso, 75% dos respondentes no mundo – 73% no Brasil – disseram que querem comprar produtos com menos embalagem possível.
“Valores pessoais tendem a definir cada vez mais o consumo. O consumidor pode escolher não consumir determinada marca se não ver nela seus valores refletidos e uma preocupação genuína com o meio ambiente”, acrescenta Sandra Pessini.
A pesquisa Ipsos Global Advisor foi realizada em 28 países entre 26 de julho e 9 de agosto. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.
Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo. Para mais informações, acesse:
Ipsos Brasil – New, Fresh & Digital https://youtu.be/AWD_nwkXrpM;
Ipsos Brasil – Diferenciais https://youtu.be/gSWOO5KunKI e
Ipsos Brasil – Curiosidade https://youtu.be/eEm9dve420s.
Mais informações para imprensa:
Pâmela Kometani – (11) 5502-5456 – pamela@giusticom.com.br
Cristiane Marsola – (11) 5502-5413 – cristiane@giusticom.com.br
Maria Rita Teixeira – (11) 5502-5466 – mariarita@giusticom.com.br