Após o final de semana prolongado e do teste piloto feito em um trecho da Rodovia Rio-Santos (SP-55), na região norte de Caraguatatuba, representantes da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), Departamento de Estrada de Rodagens (DER), Polícia Rodoviária Estadual e Concessionária Tamoios se reuniram para avaliar a operação desencadeada na noite de quinta-feira (14) e encerrada no domingo (17).
Essa análise vai permitir montar o esquema que será aplicado no período de 26/12/2019 a 6/1/2020, abertura do verão e período onde há uma maior incidência de veículos descendo e circulando pelas cidades do Litoral Norte. Como porta de entrada, Caraguatatuba recebe o maior fluxo desses veículos. Nesses dias avaliados, em horário de pico foram contabilizados mais de 1.500 veículos por hora.
A medida adotada no feriado foi a liberação do acostamento entre os Kms 97 (Serrinha do Jetuba) e 88, na reta da Mococa, região norte de Caraguatatuba, e fluxo contrário pela marginal. Foram colocados cones para deixar a pista com três mãos, além de painéis para informar os usuários da rodovia.
Para Antonio Carlos Cortez, da Operações Especiais do DER, a primeira avaliação é que nesse trecho o trânsito ficou intenso, mas fluiu. “No período analisado passaram por esse trecho de nove quilômetros cerca de 56,5 mil veículos só em um sentido. No domingo, o pico nesse trecho foi das 15h às 16h por onde passaram 1.450 veículos e acumulado desde da meia-noite de 12.139”, disse.
A situação ficou mais complicada no retorno e antes da Praia Mococa, onde havia operação da Polícia Rodoviária visando motoristas que ingeriram bebida alcoólica e quem andava no acostamento fora no trecho liberado. Com isso, os motoristas reduziam a velocidade e o trânsito travou. “Mas quando chegaram nesse trecho, a fluidez foi muito maior”.
O comandante da Polícia Rodovia Estadual e Caraguatatuba e Ubatuba, tenente James Aparecido de Godoi, disse que podem rever o horário para fazer a fiscalização de alcoolemia e de acostamento para também melhorar com a fluidez.
Na outra ponta, a análise de tráfego pesado foi feito no trecho litorâneo da Rodovia dos Tamoios (SP-99), na altura do KM 83. “Ali foi identificado que duas travessias elevadas de pedestres (Rodoviária e Supermercado Shibatão), respondem pela morosidade e passagem dos veículos porque muitos param para dar passagem a um pedestre, quando poderia reunir mais pessoas e parar menos tempo”, avaliou Wigando Scnneider, gerente de Operações da Concessionária Tamoios.
O vice-prefeito e secretário da Semop, capitão Campos Junior, destacou a importância desse encontro para avaliar alternativas que vão contribuir na melhoria do tráfego para o final do ano. “Vamos analisar essas sugestões em conjunto e ver a sua aplicabilidade para reduzir esse impacto negativo que toda Caraguatatuba sofre quando o trânsito não flui”.
Também participaram da reunião o secretário adjunto de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Hugo Leonardo Bernardes, e o engenheiro Luiz Carlos de Castro Gonçalves, do Setor de Engenharia e Sinalização Viária, o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano; o diretor de infraestrutura da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Wagner Ramiro; Fernando Souza das Neves, da Operações Especiais do DER; e Eduardo Lossavaro, supervisor de operações da Concessionária.
Mara Cirino
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