Na manhã desta segunda-feira (16/12), o prefeito Aguilar Junior se reuniu no auditório da Fundacc – Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba, com os artesãos para discutir sobre o início das obras de revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima.
Com ele, estiveram presentes o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo; o secretário da Fazenda, Nelson Hayashida; o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano; a Presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; a diretora de Obras Públicas, Joseane Ferreira e os artesãos da Feira de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac).
Todos os 83 artesãos licenciados foram convidados e os 49 presentes participaram da votação que definiu que as obras devem ser iniciadas já em janeiro de 2020. Ao total, 41 artesãos votaram a favor ao início imediato dos processos, contra oito votos que pediam o início somente após o Carnaval, em meados de fevereiro.
Além disso, os artesãos concordaram com a transferência das barracas para a Praça Ton Ferreira de forma temporária, devido ao fechamento da Praça Diógenes Ribeiro para obras.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, a revitalização contará com uma nova estrutura e vai dar à praça, segundo ponto turístico mais visitado da cidade, um novo aspecto. “Este ponto tem que ser valorizado e respeitado. A obra beneficiará os próprios artesãos que há anos esperam por esta mudança. Estamos enfrentando mais um assunto que por muito tempo foi colocado de lado”, destacou.
Para a presidente da Femaac, Rosiane Faria, a revitalização da Diógenes é algo que todos aguardavam ansiosamente. “Esta obra é de grande importância para as famílias que vivem do artesanato, pois é de onde tiram sua renda. E sua reforma atrairá um grande número de turistas não só para a Praça, mas para a cidade também”, destacou.
O espaço tem a proposta de resgatar e fortalecer o artesanato local, além de fomentar o turismo. O projeto visa respeitar a história do município, com adequações ao futuro da cidade.
Cronologia da Obra
Em setembro de 2018, o prefeito assinou convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão da Secretaria de Turismo do Estado, para a liberação de recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para revitalização das praças Diógenes Ribeiro de Lima (Praça dos Artesãos), no Centro, e Praça Antonio Fachini (Artesanato), na Praia Martim de Sá, além de R$ 2 milhões para a reforma e ampliação do píer do Camaroeiro.
No entanto, por conta da mudança de Governo do Estado, a liberação dos recursos foi cancelada e um novo processo foi iniciado, o que acabou atrasando o processo das obras. Em setembro de 2019 o convênio para a revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Praça dos Artesãos) foi novamente aprovado e a Prefeitura retomou os procedimentos.
O projeto da Praça Diógenes prevê a construção de 90 quiosques fixos e 10 locais reservados para expositores eventuais, que ficarão em um deck separado para visitantes ou envolvidos em projetos sociais. A praça compreende uma área total de mais de 11 mil m².
O projeto também compreende a reforma e ampliação do banheiro público; do espaço do Programa “Acessa SP”, projeto de internet gratuita; implantação de contêineres e lixeiras do Programa de Coleta Seletiva, além de melhorias na iluminação interna da praça.
A arborização existente passará por uma manutenção e receberá o plantio de espécies nativas conforme novo projeto paisagístico elaborado pela Secretaria de Urbanismo. A praça atenderá todas as políticas de acessibilidade para que toda a população usufrua do espaço.
Evelin Oliveira / Rayssa Soares
Jornalista Responsável: Mayara Peixoto
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br