Mantendo a tradição iniciada as turmas anteriores, a 3ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba visitou na última segunda-feira (09/12) o 2° Batalhão de Polícia de Choque (Batalhão Anchieta), a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) e a Cavalaria.
Participaram da visita 48 aspirantes e 12 Guardas Mirins que realizaram diversas atividades durante o dia, acompanhados dos responsáveis pelo projeto, Daniel Ribeiro de Souza e Estefani Vieira Gomes.
Os jovens foram recebidos pelos Tenentes Jéssica e Flausino e pela Cabo Elenice, que apresentaram um pouco de suas rotinas e contaram parte de suas histórias pessoais, como motivação para os alunos ingressarem na carreira militar.
Para a jovem Larissa Rodrigues Mendes Golçalves (Aspirante Mendes), foi uma experiência diferente. Ela observou o clima de união no Batalhão e gostou muito da visita. “Foi um dia muito importante, não esquecerei e pretendo voltar”, disse.
Após as palestras, os adolescentes foram ao Quartel de Luz, conhecido também como Mansão da Rota, edifício que serve como base da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, o maior batalhão da Polícia Militar do Brasil.
Nesse local, visitaram os túneis que serviam como passagem para outros quartéis e parques da região para os policiais durante o século XX, e hoje serve como museu de visitação.
Para os oficiais da Rota a visita dos jovens também é importante, porque há uma troca de aprendizados e ensinamentos entre ambos. “Gratificante, existe uma enorme importância nessas visitas, pois temos uma troca de informações muito grande”, disse a Cabo Elenice.
Este encontro foi importante até para os adolescentes que não sabem o que seguir na vida profissional. Um exemplo, Matheus Silva Porto (Aspirante Porto), que diz sentir-se privilegiado com toda essa experiência que está adquirindo e com o conhecimento adicional que pode agregar de forma positiva em sua vida. “Por eu participar de um projeto que faz o uso de pilares militares, a visita ao batalhão pode influenciar e causar dúvidas”.
A formatura da 3ª Turma da Guarda Mirim está prevista para o primeiro semestre de 2020. Já formados, irão iniciar no mercado de trabalho, onde permanecerão por um ano com bolsa auxílio e 20 horas semanais de trabalho.
Paloma Castro
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br