Cerca de 200 pessoas encerram os cursos do Fundo Social de Caraguatatuba
Cerca de 200 pessoas receberam certificados de conclusão dos últimos cursos de qualificação promovidos pelo Fundo Social de Caraguatatuba em 2019, por meio de diversas parcerias. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (3/12), no auditório da Fundacc, no Centro.
Em parceria com o Senai de São José dos Campos, 94 pessoas encerraram os cursos de Reparador de Eletrodomésticos, Auxiliar de Eletricista, Motor Diesel Marinizado, Motor de Popa 2 e 4 Tempos e Elétrica Básica.
Outros cursos com foco na alta temporada de verão foram Preparação para o Mercado de Trabalho, Atendimento em Meios de Hospedagem e Atendimento ao Cliente ofertado pela Phocus Educação Corporativa. A empresa recém-chegada na cidade firmou parceria com o Fundo Social e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que ofereceu os cursos mediante um diagnóstico da atual necessidade, para 32 jovens e adultos.
Ofertado exclusivamente pelo Fundo Social, 68 formandos finalizaram as oficinas de Iniciação à Costura, Pequenos Reparos em Costura e Panificação.
Fátima Fernandes finalizou o curso de Iniciação à Costura, o qual sempre teve curiosidade em conhecer, mas não tinha vocação. Foi quando em amor a causa animal criou um brechó para arrecadar fundos e viu a necessidade de consertar as peças. “Agora com o curso, iremos economizar no reparo das roupas e aprimorar minha causa. A máquina deixou de ser um bicho papão. Obrigada a todos pelo carinho”, contou.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar iniciou seu discurso agradecendo a sua equipe, que com união e fé se mantém firmes no trabalho diário. “Obrigada por acreditarem na gente. É muito gratificante ver essa plateia lotada, é como um resultado positivo. Estudem sempre mais e busquem a partir de hoje, a independência financeira de vocês e das suas famílias”, destacou.
Para o prefeito Aguilar Junior é sempre uma alegria formar pessoas em cursos de qualificação. Ele destacou o trabalho que a Prefeitura oferece com empresas e empregados, como o Caraguatatuba Empreendedora, que capacitou 450 pessoas pelo Sebrae e a capacitação de mão de obra, com pessoas especializadas em diversas áreas técnicas, desde os 14 anos de idade.
“Há três anos nosso objetivo sempre é cuidar de pessoas, oportunizando geração de emprego e renda. Já temos muitas histórias de sucesso e sem dúvidas, em 2020, novos cursos virão. Parabéns, vocês são vencedores”, ressaltou Aguilar Junior.
Também participaram da cerimônia de formatura, o diretor e a coordenadora do Senai de SJC, Prof. Antonio Pontieri e Ana Lucia Cursino, respectivamente; os sócios da empresa Phocus, Jorge Gomes do Couto, Anderson Solcia, Alex Cardoso e Giovani Mayela.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.b