A Educação Inclusiva de Caraguatatuba é referência no atendimento dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O setor visa garantir o acesso e a permanência dos alunos a um ensino de qualidade, minimizando as barreiras e potencializando as habilidades.
Somente em 2019, os 26 professores especialistas atenderam cerca de 430 alunos no AEE – Atendimento Educacional Especializado na rede municipal de ensino.
Além disso, Caraguatatuba conta com os Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social – CRIES, que são os espaços de atendimento especializado nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e serviço social, visando intervenção nas áreas do desenvolvimento humano (comunicação, comportamento, socialização, aprendizagem, psicomotricidade, atividades básicas de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, desenvolvimento sensorial, emocional e motor).
Somente em 2019 foram mais de 12 mil atendimentos realizados por 29 profissionais (sete terapeutas ocupacionais, oito assistentes sociais, seis fonoaudiólogas e oito psicólogos). Houve um aumento de quase 200% comparado a 2015 quando foram realizados 7.963 atendimentos com apenas 10 profissionais.
Escola Bilíngue
Caraguatatuba conta com a primeira Escola Bilíngue do Litoral Norte. A EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, localizada na Praia das Palmeiras, conta com sete professoras intérpretes e uma professora de Libras para Sala de Recursos em Deficiência Auditiva. Ao todo, 12 alunos são atendidos e estão totalmente integrados com o cotidiano pedagógico da unidade escolar.
Acácio Gomes
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br