Como parte da campanha dos 16 Dias de Ativismo, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, aconteceu nesta quinta-feira (05/12), no Auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc, o Fórum LGBT do Litoral Norte que contou com palestras, teatro, dança e músicas.
O Fórum se iniciou com a apresentação do filme “Rezando por Bob” e na sequência as palestras sobre o direito do adolescente transexual na escola com foco para os travestis e transgêneros, as Leis que garantem o direito do LGBT e ainda os processos da transsexualização e hormonoterapia.
Após as palestras, foi à vez do grupo de Teatro Trincheira se apresentar no auditório seguido de outras apresentações culturais.
Segundo a presidente do Fórum LGBT do Litoral Norte, Tifany Felix, o evento não foi apenas para o público LGBT, mas também para a comunidade.
“Queríamos mostrar para a população que as pessoas LGTB não são isso que elas pensam. Tirar todo esse tabu que existe na sociedade, esse preconceito que boa parte acontece por falta de conhecimento”, contou a presidente.
A campanha “16 Dias de Ativismo” é realidade mundialmente entre 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A proposta do movimento em Caraguatatuba é mais ampla, pois os gestores das políticas públicas entendem que a violência é uma questão Social e de Saúde Pública, portanto, no município, a campanha é voltada não só para dar visibilidade aos atos violentos contra mulheres, mas também contra os idosos, crianças e adolescentes, seja ela por gênero, identidade social, racial, etc.
Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.b