No mês de março o Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista vai estar em toda a Bacia da Baixada Santista, no Sul, Centro e Norte para dialogar sobre a situação das águas na região. Dia 4 de março em Itanhaém (Sul), dia 13 de março Bertioga (Norte) e dias 19 e 20 em Santos (Centro). As atrações serão diversificadas com linguagem audiovisual, música, exposições, teatro e mesas de diálogos.
A partir de uma ação de limpeza no Praião em Itanhaém, vamos usar os materiais recolhidos para a criação de peças artísticas que serão expostas no Centro Cultural Patrícia Galvão. Na parte da manhã, será a ação de limpeza na praia, parada para almoço coletivo e a tarde a oficina de artes. A tarde também será a mesa de diálogos “Enfrentando tempestades: chuvas intensas, alagamentos e marés de lixo” com participação de especialistas e comunidade.
Vamos construir coletivamente filmes de animação com histórias curtas sobre as águas. A animação Pixelation é uma técnica de stop motion na qual pessoas ou objetos se tornam personagens de animação. O objeto é “animado” e fotografado quadro a quadro, e a partir da imaginação e criatividade, muitas histórias podem ser contadas. Olhando para o nosso tema central “águas da Baixada Santista”, nosso intuito é produzir materiais que possam ser divulgados para fortalecer as mensagens pactuadas durante o Fórum Pacto Pelas Águas. A progamação também terá a mesa de diálogos sobre “A importância da proteção do ecossistema manguezal para o enfrentamento da crise climática”.
Em dois dias de evento, círculos de cultura, instalações artísticas, exposições, cinema infantil, curta metragem e intervenção audiovisual darão vida ao Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista. Além do show Infantil com a Ossobanda e o espetáculo teatral “De Gota em Gota é o Fim”. Mesas de Diálogos serão abertas com temas sobre a água pelos olhares da governança, água para todos, água doce e salina, ressacas, alagamentos, importância dos manguezais, financiamento de projetos.