A Prefeitura de Caraguatatuba executa as obras de construção do canal extravasor entre os bairros Jardim Britânia e Pontal Santamarina.
Nesta semana, a empresa terceirizada contratada necessitará realizar uma intervenção arborística no local, para dar andamento ao procedimento.
Foi autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), a extração de 11 exemplares arbóreos, de espécies exóticas (não nativas da região costeira), existentes no canal.
O corte é necessário para dar andamento à obra, que é parte integrante do sistema de drenagem da região.
O objetivo é dar maior vazão das águas que desembocam no Rio Lagoa, oriundas dos bairros Pontal Santamarina, Balneário dos Golfinhos, Jardim Britânia e parte da Praia das Palmeiras.
Para dar prosseguimento na construção do canal, logo após o Carnaval haverá necessidade do corte da Rio-Santos com autorização do DER (Departamento de Estradas e Rodagem). Será necessária interdição parcial da rodovia.
O custo estimado de toda a obra de drenagem é de aproximadamente R$ 1 milhão e os recursos são provenientes de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), ligado ao Governo do Estado. A expectativa é de que as obras estejam concluídas em abril.