Litoral. Prefeito destacou vagas em escolas e mais obras na saúde
Foto: Divulgação/PMC
Chefe do Poder Executivo de Caraguatatuba, Aguilar Junior (MDB) espera terminar a construção da nova sede da prefeitura se alcançar novo mandato; prefeito lista obras e quer melhorar a segurança
Caíque Toledo@CaiqueToledo | @caiquetoledo
Eleito prefeito de Caraguatatuba em uma acirrada disputa em 2016, Aguilar Junior (MDB) faz um balanço dos três anos de mandato, destacando obras e investimentos. De olho na reeleição, o prefeito mira um novo mandato para concluir a construção de um novo Paço Municipal.
1) Qual sua avaliação dos três primeiros anos de governo?
Foram 3 anos de comprometimento e muito trabalho. Eu sempre digo que administrar Caraguatatuba é um desafio. Um desafio que assumi com muita determinação e responsabilidade. Decidi encarar pontos essenciais para o município e problemas até então pouco ou nada enfrentados. Caraguatatuba é uma cidade que vem crescendo e se desenvolvendo muito nos últimos anos. Se tornou a grande potência do Litoral Norte, e com isso também um crescimento populacional muito acima da média nacional, crescimento esse que aumenta ainda mais as necessidades da população local.
Dentre tantas realizações, destaco as ações contra alagamentos (problema esse que se arrasta por Caraguatatuba há anos e está na fase de obras), a geração de 1.136 novas vagas em creches e escolas, a reestruturação da saúde do município (com 3 novas Unidades Básicas de Saúde {UBS} e mais 3 em fase de construção, as Unidades de Pronto Atendimento {UPA} das regiões Norte e Sul, o Pró Mulher, aumento do números dos Agentes Comunitários de Saúde, os novos leitos da Santa Casa), os mais de 2.000 documentos definitivos entregues às famílias, com a Regularização desses imóveis, 73 ruas pavimentadas (22 km), 49 ruas com guias e sarjetas (25 km), 70 novos abrigos de ônibus, a criação da Guarda Civil Municipal, e por aí vai.
2) Qual sua expectativa para o último ano?
Continuar trabalhando incansavelmente. Há muita coisa para ser entregue ainda esse ano, em obras e ações.
3) Das coisas que gostaria de fazer nesse mandato, o que não será possível?
A construção do novo Paço Municipal. Nosso foco sempre foi cumprir o Plano de Governo. Nele estão descritos o meu compromisso com a população. Já executamos mais de 78% dele. Alguns pontos foram ajustados, outros revistos, e muitos outros não descritos lá mas que surgiram durante o percurso.
4) Qual foi a maior dificuldade encontrada nesses três anos?
Sem dúvidas o acerto do déficit anterior do Caraguá Prev (valor estimado em 164 milhões de reais) e os direitos resgatados e restabelecidos dos Servidores Municipais (reajuste inflacionário salarial, progressão, abonadas e o Vale Refeição, por exemplo)
5) Qual a situação atual das finanças do município?
Absolutamente Saudável. O orçamento está totalmente equilibrado e os gastos com saúde e educação estão dentro do previsto na legislação. Aliás, Caraguatatuba investe atualmente, em Saúde, 35% da receita. 20% a mais do que é exigido por lei. Vale ressaltar que em 2017 e 2018 a cidade de Caraguatatuba foi classificada como “Gestão de Excelência” pelo Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que avaliou as contas de 5.337 municípios de todo o Brasil. Os dados apontam que Caraguatatuba ocupa a 16ª posição no Estado de São Paulo e 110ª posição entre os municípios brasileiros, à frente de municípios importantes da Região Metropolitana do Vale e Litoral, como São José dos Campos. Otimizar recursos em ações e obras que atendam diretamente nossa população.
6) Qual área mais evoluiu no seu governo e qual área ainda precisaria de mais?
Evoluímos muito nas áreas da Saúde, Drenagem e Regularização Fundiária. Eu investiria ainda mais em segurança pública (que já estamos fazendo com a criação da Guarda Civil e instalação de câmeras de monitoramento) e pavimentação.
7) Como avalia a relação entre Executivo e Legislativo no município?
Muito boa. Venho de uma família tradicional de vereadores, portanto conheço, valorizo e sei da importância desse trabalho. O respeito é a palavra chave. Quando todos trabalhamos pelo bem da população, o resultado é sempre positivo.
8) Pretende disputar a reeleição? Como enxerga a disputa pelo cargo?
Tenho a prerrogativa da reeleição. Por enquanto meu foco total é continuar administrando Caraguatatuba em ritmo acelerado. Estamos trabalhando para fazer mais e melhor para população todos os dias. Sobre reeleição e candidatura, falarei mais pra frente, quando estiver mais próximo da época estabelecida para campanha eleitoral.
fonte https://www.ovale.com.br