A quantidade de chuva que caiu no mês de fevereiro, em Caraguatatuba, ficou bem acima do esperado para os 29 dias. Segundo o Setor de Meteorologia da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em 21 dias o volume acumulado foi de 314,3 milímetros, quando a estimativa para o período todo era de 287,4 milímetros.
A previsão era que fevereiro choveria mais que março, assim como deve ocorrer em abril. Essas chuvas provocaram alagamentos em vários bairros, sendo um dos mais afetados a Tabatinga, no zona norte, que ficou alguns dias debaixo d´água devido ao fechamento do acesso do Rio Tabatinga, vindo o município vizinho, Ubatuba.
No bairro da zona sul, comumente afetados por alagamentos, as obras de drenagem em execução ajudaram no escoamento rápido das águas, principalmente porque em algumas das situações a maré estava alta.
Durante todo esse período, os agentes da Defesa Civil, bem como os integrantes do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que vigora até o dia 31 de março (podendo ser prorrogado se houver necessidade), estiveram de prontidão para atuar nas áreas de risco, principalmente de escorregamento de terra, mas não houve nenhuma ocorrência que precisasse de remoção das famílias.
Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br