Operadores de transporte de caçambas que atuam com recolhimento de resíduos da construção civil e volumosos em Caraguatatuba estiveram na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), na segunda-feira (02/03), para tratar de melhorias e possíveis alterações no procedimento de destinação final dos materiais.
O secretário da pasta, Marcel Giorgeti, destacou a necessidade de tratar o resíduo com seriedade no município. “Caraguatatuba é a primeira cidade do Litoral Norte a implementar a política nacional de resíduos sólidos. É uma nova cultura que aos poucos vamos inserindo na vida da população”, disse.
Na ocasião, os caçambeiros que integram o projeto “Caçamba Legal” sugeriram melhorias para o melhor andamento da atividade, a fim de melhorar o trabalho junto à Prefeitura. O projeto, de novembro de 2018, propõe que todo resíduo gerado pelas caçambas deve ser direcionado a uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para um local devidamente licenciado e apto a receber o resíduo.
O secretário também ressaltou a importância do trabalho dos caçambeiros – com a contratação do serviço de caçamba a população estará dando o destino adequado daquele resíduo – pois a Prefeitura acompanha o caminho da caçamba do início ao fim por meio de um sistema garantindo, assim, o descarte correto. “Isso é consciência ambiental”, disse.
Segundo a SMAAP, em média, 8 mil toneladas de resíduos são destinadas, mensalmente, para Usina, sendo 4 mil toneladas reaproveitadas em britagem nos bairros da região Norte e Sul e 4 mil toneladas em material inerte (poda, terra e madeira).
Uma observação da maioria dos operadores foi a respeito do uso correto das caçambas. Os equipamentos devem receber apenas resíduos sólidos e não orgânicos como ainda acontece. Segundo eles, essa atividade dificulta a triagem do material.
Durante o encontro também foi explicado que a empresa que gerenciava a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, instalada no bairro Barranco Alto encerrou o contrato com a Prefeitura de Caraguatatuba e um novo edital de contratação será aberto ainda este mês, para processo licitatório.
Neste período, quem assume a gestão da Usina com o recebimento de materiais, direcionamento e triagem será a equipe da Secretaria de Serviços Públicos.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br