Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias graves e de importância para a saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
O novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-CoV-2) é o agente causador da doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19).
Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.
Lembrando que os sintomas são muito parecidos com os de uma gripe normal, por isso devemos ficar atentos!
TRANSMISSÃO
Como o contágio costuma ser pelo ar, devemos evitar proximidade com pessoas que estejam espirrando ou tossindo. Além disso, o contato com secreções, como gotículas de saliva e catarro também deve ser evitado.
Evite, sempre que possível, apertos de mão ou qualquer tipo de toque físico com pessoas, infectadas ou que estejam com suspeita de infecção, e objetos ou superfícies contaminadas. Evite SEMPRE levar a mão aos olhos, nariz ou boca com a mão suja após contato.