A Caixa Econômica Federal (CEF), em Caraguatatuba, recebeu nova notificação, nesta quarta-feira (22/04), devido à grande fila registrada em frente à agência. O termo de intimação foi feito por agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde para que em 24 horas a situação seja resolvida.
A Prefeitura cobra que o estabelecimento bancário organize o acesso dos usuários neste período de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A maioria dos clientes e moradores estão na fila em busca de informação sobre como receber o saque de R$ 600 fornecido pelo governo federal para quem está sem trabalho.
#PraCegoVer: Fiscais da Vigilância estão em frente à Caixa e conversam com a gerente do lado de fora, onde há centenas de pessoas (Divulgação/PMC)
Para tentar manter os usuários um pouco mais afastados entre si, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão chegaram a colocar cones no meio da rua, mas ainda assim a aglomeração permaneceu.
Em conversa com a Vigilância, a gerência da CEF voltou a afirmar que só tem sete funcionários trabalhando, o que representa 30% do seu contingente.
A secretária adjunta de Saúde, Derci de Fátima Andolfo, informou que o banco precisa resolver esse problema.
Segundo ela, compete à Caixa traçar estratégias efetivas para solucionar o problema. “Aguardamos prazo de 24 horas para que o banco entre com medidas efetivas”.
Há cerca de duas semanas a CEF já havia sido informada para encontrar uma solução para a aglomeração e recorreu da notificação. A resposta está sendo analisada e a agência pode ser autuada em até 1.000 Valor de Referência do Município (VRM), o que equivale hoje a R$ 3.570.
Ainda de acordo com a secretária-adjunta, o Ministério público Federal (MPF) cobrou um posicionamento da prefeitura em relação ao problema de saúde pública. “Já mostramos à Procuradoria que tomamos todas as medidas cabíveis, lembrando que a Caixa é responsável por sua clientela”.
O banco solicita que a população fique atenta sobre a necessidade de ir a agência quando muitos dos serviços podem ser feitos pela internet. “Asseguro que mais de 50% dos clientes não precisavam vir até a unidade”, informou o banco ao Procon.
Mas muitos usuários reclamam que estão com dificuldade para acessar os aplicativos informados pelo governo federal. https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio, no Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio e no IOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331
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