A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu nesta semana uma doação de 80 máscaras “face shield” (que protegem todo o rosto do usuário) da unidade da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), localizada em São Sebastião. Até o final de semana, mais 120 máscaras serão entregues.
#PraCegoVer: Máscaras doadas para a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
A produção das máscaras “face shield” está sendo realizada no Laboratório de Inovação e Gestão da Fatec e Etec de São Sebastião. A faculdade, para a produção das máscaras, contou com a doação de uma máquina cortadora a laser e os materiais, disponibilizados pelo Projeto Baleia Vista.
Segundo a faculdade, a meta é produzir mais de 2 mil máscaras para todo Litoral Norte. São 13 alunos auxiliando na produção e a expectativa é que a equipe aumente para 30.
De acordo com o diretor da Fatec de São Sebastião, Daniel Jung, outras instituições privadas estão auxiliando no projeto.
“Esta ação é uma parceria entre a Fatec São Sebastião, Barlavento Coworking, o Instituto Supereco e o Yacht Club Ilhabela. Estas máscaras impedem a penetração de gotículas no rosto e por isso são mais seguras que as cirúrgicas”, comenta o diretor.
“É um movimento coletivo, com várias entidades particulares nos ajudando, para que consigamos ajudar a população do Litoral Norte no combate do novo coronavírus”, complementa.
Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, estas novas proteções faciais ajudaram ao combate do Covid-19 na cidade. As “face shield” serão entregues aos profissionais de saúde do município que estão convivendo diariamente com supostos casos do vírus e também os confirmados.
“Nós iremos encaminhar essa doação para que os enfermeiros, trabalhadores do SAMU, técnicos e médicos usem nos hospitais, pois elas previnem mais os usuários. Ela serve como um complemento das máscaras cirúrgicas e protegem completamente os rostos”, explica o secretário